Diversidade, Liberdade e Inclusão Social
Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt
quinta-feira, 5 de março de 2009
Chávez Expropria Cargill
Soldados venezuelanos em frente a Cargill
Chávez, segundo os jornais, determinou a expropriação da multinacional norte-americana Cargill.
Disse ele: "Que comece o processo expropriatório da Cargill e com investigação judicial. Prepare-me o decreto."
A Venezuela vive um problema típico do socialismo, o desabastecimento. Dez entre dez experiências socialistas acarretaram no desabastecimento. Ou seja é impossível mudar as leis básicas do mercado via canetaço e tabelamento artificial de preços. A Venezuela é a campeã latino americana de inflação, por um motivo muito simples, o Estado venezuelano gasta muito mais do que arrecada. E vai arrecadar cada vez menos daqui para a frente, porque o preço do Petróleo desaba e o texano do Bush (ligado às petroleiras) não está mais no poder. No Brasil, o imbecil do Sarney também tentou isso.
Outro ponto interessante é que o Chávez, com seu carisma, teve o devido cuidado de determinar o tabelamento de preços, a la Sarney, depois do referendo, porque sabia que sua popularidade iria baixar. Chávez sabe muito bem que tabelamento é sinônimo de desabastecimento. Dito e feito, o ato de Chávez determinando a expropriação da Cargil está, em verdade, incentivando ainda mais o crônico desabastecimento do povo venezuelano, porque como a Venezuela é um país que é dependente -- muito mais que o Brasil -- de produtos externos, não vai ter azeites e alimentos para produzir. E o capital externo a partir desse tipo de ato não vai ter nem vontade e nem segurança jurídica para investir na república bolivariana do socialismo do século XXI.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Isso nem era para estar no noticiário! Ele vai expropriar todas as empresas americanas que estão por lá. Se depender dele (e do lula), até as brasileiras...
A república bolivariana do socialismo do século XXI me parece perfeitamente igual a todos os outros socialismos.
rsrs
Postar um comentário