Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 27 de março de 2009

Gente Branca de Olhos Azuis


Stan O'Neal que comandou a Merril Lynch não é branco de olhos azuis.

Impressionante como o Lula tropeça nas amarguras de um ressentimento imbecil.
Lula disse ontem ao premiê britânico Gordon Brown que a crise financeira foi causada por gente branca de olhos azuis.
O que o Brasil ganha alimentando esse tipo de recalque?
Alimentar preconceito é o fim da picada.
O comentário foi destaque na imprensa britânica.

Leio no Terra:

O diário Financial Times diz que Brown tentou se distanciar de Lula ao ouvir o comentário sobre "gente branca de olhos azuis", respondendo que "não ia atribuir culpa a nenhum indivíduo".
Para o jornal The Guardian, os comentários de Lula "animaram a viagem de cinco dias de Gordon Brown pelas Américas do Sul e do Norte. Ela foi planejada para preparar o caminho para um acordo global sobre como combater o desaquecimento econômico na reunião do G-20, na próxima semana, a ser presidida por Brown".
O Guardian destaca ainda que Brown viajou para o Brasil para anunciar sua última iniciativa para estimular o comércio global e que ele foi extremamente elogiado por Lula.
"Mas enquanto eles esperavam na entrada formal do palácio presidencial, Brown teve que assistir enquanto o combativo ex-líder sindical embarcou em uma de suas conhecidas tiradas."
Mas em editorial, o jornal afirma que talvez o premiê britânico devesse usar melhor o seu tempo, preparando o encontro do G20 na semana que vem.
O editorial afirma que a reunião está ficando tão ambiciosa que será "impossível resolver qualquer coisa".
O Independent cita um secretário do Ministério do Exterior britânico, que durante a vista de Brown a Brasília disse que "os líderes das maiores economias globais vão ter que produzir mais do que retórica vazia" na reunião do G20.
O diário afirma que o premiê britânico ficou "constrangido" quando Lula citou a "gente branca de olhos azuis", mas que fontes do governo sugeriram que os comentários foram para "consumo doméstico".
O Daily Telegraph também diz que Brown parecia "constrangido", e que o comentário de Lula ofuscou o anúncio do fundo para estimular o comércio global.
E o Daily Mirror classificou os comentários de Lula como "bizarros" afirmando que outro secretário do governo, que estava na platéia, demonstrou uma expressão de enfado ao ouvir as palavras.


Notinha da Folha de hoje:

A revista "Time" discorda do presidente Lula. Na sua lista sobre os 25 principais responsáveis pela crise (na sua maioria brancos, nem todos de olhos azuis), aparecem dois negros: Stan O'Neal, que comandou o Merrill Lynch, e Frank Raines, que foi presidente-executivo da Fannie Mae. Nela, também aparecem a população americana, o premiê chinês, Wen Jiabao, e os ex-presidentes dos EUA George W. Bush e Bill Clinton.

Um comentário:

Anônimo disse...

Momento lamentável de um indivíduo lamentável.

Mas, bom, caso Lula realmente esteja interessado em levar tal lógica adiante, vamos considerar que com "brancos de olhos azuis" ele quis gente de origem européia e vamos contabilizar as contribuições dadas por este grupo ao mundo e comparar com a contribuição dos negros africanos e índios americanos.

Hmmm... Não me parece uma boa idéia.