Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sobre a Ganância




O Diário Gauche está a atacar, com seu ódio rotineiro,  a linha editorial da Zero Hora, acerca da cobertura da tragédia de Santa Maria.

Diz o gauche comento depois:

Zero Hora: demagogia, filistinismo e über cinismo




Ganância que mata? Como assim?

O grupo RBS/jornal Zero Hora tem uma visão de mundo (e difunde-a diariamente nos seus veículos) que estimula precisamente a ganância - a mesma que afirma ter matado centenas de vidas em Santa Maria, domingo último, numa arapuca funérea com fachada de casa de diversão noturna.

As empresas de comunicação da família Sirotsky são pródigas em difundir a ideologia e as práticas do capitalismo selvagem e do darwinismo social mais predatório. Como podem - agora - apontar a ganância como elemento simbólico que mata e destroi famílias? ZH quer empilhar convexo com convexo, não dá certo, nem na geometria, muito menos na concretude das palavras metafóricas. As peças dessa retórica esfarrapada não se encaixam. Tudo fica postiço e falso, resultando num jornalismo de fachada recamado por uma retórica de ocasião - demagógica e filisteia.

De Zero Hora pinga o cinismo e vaza a impostura. Resulta um veneno perigoso e letal, se engolido por ingênuos e desavisados. Veneno que mata!



Comento: Olívio Dutra disse que todo o empresário é ganancioso. Nessa ótica primária de vida, que generaliza tudo,  porque o empresário também é um empreendedor, se entende o conteúdo e a mensagem deste post.
E o que o Brasil mais precisa é de empreendedorismo.
 Não estou aqui defendendo a ZH, com a qual tenho divergências, mas atacando a ótica simplória, primária  e manipuladora.

Nenhum comentário: