Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bem que Porto Alegre Poderia Ser Assim....



Mas é tão difícil, as pessoas aqui gostam de colocar empecilhos, dizem que não é prioridade, querem fazer consultas populares, orçamentos participativos, dizem que falta licença ambiental e coisa e tal. E aqui nada sai do papel, mas não custa sonhar.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Praia dos Carneiros




Não é fácil chegar na Praia dos Carneiros, sul de Pernambuco. Primeiro porque não há acesso público, apenas por propriedades privadas. Segundo, porque as pessoas que moram lá não sabem dar informação. Se você pergunta para elas onde fica a praia dos Carneiros, elas respondem, sei não. Mas como este blogueiro é curioso e determinado, acabou achando a tal praia dos Carneiros, no fim de tarde da última sexta-feira, dia 20 de julho. Há uma igreja na beira da praia cheia de coqueiros, essa árvore belíssima que os portugueses resolveram plantar aqui no Brasil, importando as sementes das Indias.

Evo Morales Vai Expulsar Coca Cola da Bolívia

Estava procurando alguma coisa diferente para colocar aqui no Blog e me deparei com a postagem abaixo que copiei do Aldeia Gaulesa. Impressionante como os blogs da nossa esquerda são fontes constantes do que há de mais absurdo no planeta. Divirtam-se com a leitura daquilo que chamamos o perfeito idiota latino americano. É exatamente o que o Eduardo Galeano, autor de Veias Abertas da América Latina (meu livro de cabeceira nos anos 80, quando votava em Raul Pont) nos ensinava. Eram tempos de preguiça intelectual e mediocridade. Alguém acredita que a miserável Bolívia vai melhorar a condição de vida de seu povo adotando o socialismo?? É a piada do dia.



O presidente Evo Morales decidiu expulsar a Coca-Cola da Bolívia. A decisão precisará ser cumprida até o dia 21 de Dezembro deste ano. Segundo o ministro do Exterior boliviano, David Choquehuanca, esta determinação está “em sintonia com o fim do calendário Maia” e será parte dos festejos para celebrar o fim do capitalismo e o início de “uma cultura da vida”. A festa ocorrerá no fim do dia, no solstício de verão (no Hemisfério Sul), na Ilha do Sol, situada no Lago Titicaca."O dia 21 de Dezembro de 2012 marca o fim do egoísmo, da divisão. O 21 de Dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mocochinche (refresco de maçã, um refrigerante muito popular no país). Os planetas se alinham após 26 mil anos. É o fim do capitalismo e o início do comunitarismo", disse Choquehuanca, em um ato ao qual compareceu o presidente do país.

A medida, que atrai os holofotes da mídia para o governo boliviano, reforça a determinação de Evo Morales no reforço a um Estado socialista. Ele tem recebido várias críticas de seus eleitores por agir “devagar demais”, segundo as críticas, em determinar o fim do capitalismo naquela nação andina.

A medida também visa melhorar a saúde da população. A Coca-Cola, assim com a maioria dos refrigerantes industrializados, contem substâncias comprovadamente nocivas ao corpo e cujo consumo constante se associa a infartos cardíacos e derrames cerebrais.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Edifício Dakota







Foto de 1890
No Central Park em frente ao Dakota homenagem a John Lennon



Na próxima encarnação gostaria de morar no Edifício Dakota, esse prédio de 1880, art nouveau, meio gótico, medieval que foi a residência de John Lennon em NYC e onde ele foi assassinado em 1980. Foi cenário do  filme Bebê de Rosemary do Polanski. Localizado em área nobríssima da big apple, na 72 do Central Park West, diversos notáveis residiram ali: Lauren Bacall, Leonard Bernstein, Rosemary Clooney, Harlan Coben, José Ferrer, Roberta Flack, Judy Garland, Boris Karloff, Nureyev, Yoko Ono (ela tem 5 apartamentos) e Jack Palance. Este blogueiro, sempre curioso,   captou alguns detalhes do enigmático prédio.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Branquelo e os Genocidas

Do Blog Alma da Geral copio e colo em vermelho. Comento depois.

Olha a cara do malandro.


Não é árabe, não é negro, é branquelo de olhos claros!
Como a maioria dos filhasdaputa da história, diga-se de passagem...
É... Nos olhos dos outros é refresco.


Comento:

Cuidado que racismo, que não é via de mão única,  é crime inafiançável.
No rol dos genocidas existem vários que não são branquelas:

Charles Taylor, Libéria, reponsável por 75 mil mortes;

Idi Amin Dada, Uganda, 500 mil mortes;

Hadji Mohamed Suharto, Indonésia, 750 mil mortes;

Theoneste Bagosora, Ruanda,800 mil mortes;

Pol Pot, Camboja, responsável por 1,9 milhões de mortes.

Sobre o Patrocínio das Estatais aos Blogs Amigos

Blogueiros amigos do PT que recebem vultosas verbas públicas para falar bem do governo
O PSDB ingressou com  representação  na Procuradoria Geral Eleitoral do Ministério Público Federal (MPF) pela qual pede investigação sobre o patrocínio de empresas públicas (como a Caixa Econômica Federal, Petrobrás, etc) a sites e blogs progressistas e independentes. Essa medida está sendo muito criticada pelos Blogs de certa esquerda que estão a dizer que a direita ( não sabia que o PSDB é de direita) tem fobia da internet. Melhor coisa do mundo para o chefe do executivo é dar a um blogueiro amigo uma vultosa verba pública para falar bem de seu governo.  Esse mesmo pessoal é contra  a destinação de verbas públicas para a grande mídia que critica o governo. Ou seja, verba pública de publicidade apenas para os amiguinhos do governo. A questão é que Veja, Estadão,  Folha, Globo tem um grande público consumidor que consome -- e consome bem -- os produtos do Banco do Brasil, CEF e Petrobrás. Importante lembrar que mais de 40 milhões de pessoas, sobretudo da classe média,  não votaram na atual presidente -- que faz um governo razoável. Ou seja, as estatais brasileiras têm sim que estar atentas a esse público consumidor e seus atos, inclusive suas publicidades, devem levar em consideração essa parcela importantíssima da população brasileira que é crítica e que forma opinião.







Quando a gente cantava: polícia para quem precisa de polícia


Essa fotografia da janela da Delegacia da UPP do Complexo do Alemão tomada de balas é realmente de impressionar. Faz tempo que os bandidos no Brasil perderam o medo. Agora virou  moda atacar delegacias. E nesta semana uma policial foi morta. Ontem na Folha um intelectual orgânico da nossa esquerda, o professor Safatle, escreveu que nosso país não precisa de polícia militar. Na minha época a gente cantava, polícia para quem precisa de polícia. Hoje a gente se dá conta de que éramos muito babacas, porque todos precisam de polícia. Este é o Brasil dos nossos dias, onde as notícias dos jornais são as seguintes: crianças ficam reféns em arrastão de prédio, bebê leva três tiros e sobrevive.

terça-feira, 24 de julho de 2012

De Repente Um Insano Resolve Atirar

James Holmes e seu 'red hair' ontem no Juri, ele pode pegar pena de morte.
Coisas do Mundo de Hoje

Semana passada quando estava descansando numa praia em Pernambuco chegou a notícia: Atirador mata 12 e fere 50 num filme do Batman. Ontem o "atirador" deu às caras, ele, com seu cabelo vermelho,  ficou  parecido com o Coringa. James Holmes o tirano de Aurora, bairro de Denver,  Colorado. A que ponto chega uma criatura. Algo parecido aconteceu no Brasil durante a exibição do filme Clube da Luta. Isso não ocorre apenas nos EUA, também aconteceu na Suécia e no Brasil. Mas nos EUA esse fato é recorrente.  Ele não foi o primeiro e nem será o último.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pernambuco









Fotos do proprietário do Blog que tirou férias de uma semana em Pernambuco


Pernambuco já foi colonizada pelos holandeses que perderam a batalha dos Guararapes e se retiraram do Brasil. Seria muito melhor para Pernambuco, um estado muito pobre, se tivessem continuado a receber os incentivos e os benefícios dos holandeses. A Batalha dos Guararapes é saudada como a primeira revolta essencialmente brasileira. Diz a história e a wikipédia que  senhores brancos, negros e índios  superaram suas divergências e unidos expulsaram os 'malvados' invasores holandeses. Esse talvez tenha sido  o grande erro dos pernambucanos.  Recife é uma cidade pobre e precária. O governo diz que Recife está em obras. O visitante, o turista  que lá chega tem a sensação de que todas as obras que começam na cidade - nunca terminam. Recife é uma imensa cidade de obras inconclusas.  É tudo - a exceção do aeroporto -- mais ou menos inacabado, precário, desorganizado. E como o estado não dá a devida atenção ao seu povo, o resultado disso tudo é - digamos assim - catastrófico. E que se dane o politicamente correto. Foi a impressão que tive.





quarta-feira, 11 de julho de 2012

Um Bombeiro Chamado José Dirceu....



Se eu tivesse que eleger alguém para escrever uma  biografia essa pessoa seria José Dirceu. Li este artigo do professor da FGV Matias Spektor no Diário Gauche, mas teria sido publicado na Folha de hoje. Fui no site da Folha e não encontrei. De todo o modo, o artigo é muito interessante. Conta a história de Zé Dirceu nos EUA quando a candidatura Lula estava bombando em 2002. Recomendo.


O talentoso senhor Dirceu

A imprensa rende-se ao julgamento do mensalão. Se você achava que o debate público não podia ficar mais pobre, pense de novo.

Futricas do Supremo, dedo em riste da CUT e outras levezas serão nosso pão cotidiano durante as próximas semanas.

Esta coluna ignoraria o tema solenemente, não fossem os efeitos do mensalão sobre a política externa brasileira.

A história começa há dez anos, em julho de 2002, quando José Dirceu foi aos Estados Unidos pela primeira vez.

Não falava nem entendia inglês. Não conhecia quase ninguém. Mas Lula crescia nas pesquisas de intenção de voto, Fernando Henrique patinava e o "Financial Times" sentia cheiro de calote no ar.

Não era a primeira crise financeira a coincidir com uma eleição presidencial. Em 1998, um Fernando Henrique acuado pedira socorro ao presidente Bill Clinton.

Em 2002, Lula não tinha como fazer o mesmo com George W. Bush porque o PT estava longe dos centros americanos de opinião pública, pensamento e poder.

O "New York Times" tinha lá seu naco de razão: "Um governo esquerdista do PT e um governo conservador republicano podem ser uma combinação explosiva".

Lá foi José Dirceu com a "Carta ao Povo Brasileiro" debaixo do braço. Em Nova York, conversou com gente de JP Morgan, Citigroup, Morgan Stanley, Lehman Brothers, ABN Amro, Bear Stearns, da Alcoa e também da Moody's.

Em Washington, visitou a central sindical americana AFL-CIO, o Banco Interamericano, o Departamento de Estado, o Tesouro, o Conselho Econômico Nacional e o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca. Tirou foto solene no Ground Zero. WikiLeaks e outros documentos abertos pela lei americana de acesso à informação revelam que ele convenceu.

Em poucos meses, Lula e Bush montariam a aproximação diplomática mais ambiciosa de uma geração. Patrocinaram o primeiro encontro ministerial dos dois países, consultaram um ao outro sistematicamente e a Casa Branca começou a argumentar que o Brasil era "uma potência global em ascensão". Em relações internacionais, reconhecimento é poder.

O mensalão jogou esse trabalho por terra porque era Dirceu quem mantinha o canal de comunicação desimpedido.

Mais tarde, o Palácio do Planalto e a Casa Branca iriam às turras a respeito de Iraque, Cuba, Honduras, Irã, comércio internacional, direitos humanos e proliferação nuclear.

Longe de mim colocar azeitona na empada de José Dirceu. O homem não precisa de mais mitificação. Mago dos magos para uns, inimigo público para outros, ele é odiado e reverenciado ao mesmo tempo.

Sua iniciativa deu certo. Não porque ele fosse um grande estadista. Não era. Estava mais para bombeiro apagando incêndio. Teve êxito porque, na época, uma estratégia para lidar com os Estados Unidos era inexistente.

Dez anos mais tarde, pouco mudou. Quando se trata de gerir problemas na relação com os Estados Unidos, o Brasil ainda fica à mercê do talento de um ou outro indivíduo. Sexta economia do mundo, podíamos fazer melhor.

Artigo de Matias Spektor, professor da FGV, publicado hoje na Folha.

Cai O Falso Paladino


Assisti, ou melhor tentei assistir a sessão do Senado Federal hoje que cassou o mandato do Senador Demóstenes Torres. Impressionante, dos discursos que ouvi -- e eles adoram fazer discursos -- não havia nada de extraordinário, era tudo mera repetição de uma politicagem que parece pertencer a um mundo a parte. Apesar do Congresso Nacional ser o espelho do Brasil, é também um mundo a parte. A sensação que se tem é de que os politicos pertencem a uma espécie alienígena, eles não parecem humanos. E o senador Demóstenes é a síntese de tudo isso, paladino da justiça na CPI do mensalão, promotor de carreira,  o grande moralista, admirado e odiado, se transformou - de uma hora para outra - numa imensa decepção. O que pesou contra Demóstenes é, sobretudo, o fato dele ter aceito um telefone celular do bicheiro Carlinhos Cachoeira contra grampos. Pois agora Demóstenes foi cassado por seus pares, seus companheiros e inimigos. Ele é passado, o mundo segue, os falsos paladinos estão caindo. Que caiam todos.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Trabalho Sujo


Zé Dirceu e Delúbio preocupados, o julgamento do STF sairá em agosto.


Quem diria, o novo presidente da CUT (Central Ùnica dos Trabalhadores) braço sindical do PT, Artur Henrique, está a conclamar seus companheiros para irem às ruas protestarem contra o julgamento "político" do mensalão.

Ele disse que o Brasil pode sofrer um ataque à democracia:
Artur Henrique novo presidente da CUT, a serviço de Zé Dirceu
Esse ataque à democracia pode acontecer no Brasil. Ou não foi isso que tentaram neste país em 2005? Ou não tentaram depor e derrubar o presidente Lula com o apoio da imprensa?"
 
O que não deixa de ser impressionante é que tem gente que ainda embarca nessa canoa: a mídia inventou o mensalão para tirar Lula do poder e colocar lá o José Serra.
 
 
 
 
 
E o povo elegeu a Dilma, candidata do Lula, mas que faz um governo que parece ser admirado pela grande mídia, porque não se ouve por aqui grandes críticas ao "modo Dilma de governar o Brasil".
 
E a CUT vem agora reascender velhas e ultrapassadas discussões. O julgamento no STF deve ser jurídico, mas é claro, é evidente que ele também será político. Alguém duvida?
 
O que se percebe nesses últimos episódios da vida política do Brasil, Lula se encontrando com Gilmar Mendes, o presidente da CUT defendendo os réus do mensalão é que o José Dirceu está vivíssimo, mais vivo do que nunca, tão vivo que convoca o "cara" o popular ex presidente para fazer seu trabalho sujo e agora a "toda poderosa" CUT
 
Coisas do Brasil.



Preocupante




Como gremista tive um fim de semana péssimo.

No sábado aterrisou na cidade o melhor jogador da copa da Africa de 2010, Diego Forlán, foi direto ao Beira-Rio assistir a vitória do Inter sobre o Cruzeiro.

No domingo, meu time perdeu mais uma: já são 4 no brasileirão. 8 jogos, 4 vitórias, 4 derrotas.

O time de Luxa toca a bola e nunca conclui.

É profundamente irritante.

Sempre dizem que um bom time começa sempre com um bom goleiro.

E o  Vitor foi embora. 

Saudades dos anos de glória de títulos e emoções.

Só restaram as emoções causadas pelas frustrações.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Porque a Globo Realmente é a Globo



Falam tanto da Globo, que é isso, isso e aquilo, mas é inegável: eles têm um padrão de qualidade inigualável.

Não sei se Gabriela é novela ou seriado. Espero que seja seriado, porque não assisto novelas. Confesso que estou assistindo Gabriela com a Juliana Paes, cabeleira solta, sobrancelhas grossas e cara lavada. Fico comovido  quando ela diz, seu Nacib, moço bonito!


Numa boa, essa Gabriela -- hoje  as pessoas falam "puta", "merda" e "bosta" na tv aberta -- é tão boa quanto à novela da década de 70 com a Sônia Braga.


A história de Jorge Amado sobre a Ilhéus dos Coronéis do cacau é realmente muito bem "encaixada", e  a série/novela é bem filmada, bem interpretada, os diálogos da dona Sinhazinha (Maitê Proença) com o marido coronel Jesuíno(José Wilker) são notáveis. Quero comprar a trilha sonora (Nana Caymi)  do romance da Maitê com o dentista.


E entrou no ar o novo programa do Bial, "Na Moral". Ele iniciou o programa com a seguinte questão:  É viado, bicha ou homossexual?”


Bial ataca a "ditadura do politicamente correto" e para criticar essa veia autoritária da nossa sociedade nada melhor do que o Luiz Fernando Pondé. A Ana Paula -- ex nora da Marta Suplicy -- também estava lá. 


O cantor Alexandre Pires, virou DJ no programa, e contou o caso envolvendo o clip da música Kong, alvo de denúncia do Ministério Público por ser racista, sexista e homofóbico.  O clip está  abaixo:





Não importa, a Globo é a Globo.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Gente, O Foro de São Paulo Está Acontecendo em Caracas




Caraca, pensei que o Foro de S. Paulo fosse uma invenção de uma certa direita. Que nada, ele existe e está sendo realizado na República Bolivariana da Venezuela. Sintonizei ontem uma rádio chavista de Caracas e ouvi a voz do  Chanceler  Nicholas Maduro dando  às boas vindas aos companheiros revolucionários da esquerda. Escutei também o Sr. Valter Pomar, dirigente do nosso PT falando sobre as estratégias da esquerda latino americana em relação a três pontos: a) apoio à reeleição de Chávez; b) protestos contra o golpe paraguaio e c) alternativas socialistas à crise econômica mundial. E eu aqui, ingênuo, pensando que fosse paranóia de uma certa direita....

 ,