Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Legado de Um Tal Governo Lula


Lula e Rose, Rose e Lula a história de 122 ligações telefônicas.


Nunca fui um crítico voraz ao Lula. Claro, comparando com Chávez e Cristina K, Lula é o máximo dos máximos.  Mas aos poucos a gente, nós do povo brasileiro, vamos tendo mais e mais informações sobre o tal governo Lula. E vamos descobrindo que o tal governo Lula -- aquele que instituiu o bolsa família para os mais pobres -- também teve seu lado obscuro. A começar pela secretária -- recentemente indiciada pela Polícia Federal -- passando pelas nomeações de companheiros para cargos técnicos das agências reguladoras, além do que já foi apurado no caso do mensalão com as prisões de José Dirceu, Chefe da Casa Civil  e Genoino, presidente do PT.

Nunca antes na história deste país se viu tamanhas falcatruas.

Pois, então, o legado do tal governo Lula não pode ser considerado -sem dúvida alguma - como o melhor governo que este país já teve, porque ao mesmo tempo que realizou políticas de inclusão social -- as quais são necessárias para um Brasil melhor e mais justo -- também realizou trabalhos altamente questionáveis do ponto de vista ético e jurídico.

Não se trata não de uma preocupação pequeno burguesa, mas republicana. Para se fazer a necessária inclusão social não é necessário fazer esse tipo de falcatrua, alimentar ódios e antagonismos, colocar companheiros em agências reguladoras ter relações próximas com secretárias que fazem tráfico de influência e, talvez até, otras cositas más.

5 comentários:

guimas disse...

Maia,

A frase mais importante do teu texto é:

"Nunca antes na história deste país se viu tamanhas falcatruas."

É verdade. Quando se via, varria-se para baixo do tapete.

Agora, elas aparecem.

Legado de um tal governo Lula.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, talvez sim, talvez não, talvez quem sabe. Viva a transparência e que daqui para a frente esse país mude radicalmente.

guimas disse...

Como assim, talvez não?

As coisas aparecem porque se tem gente trabalhando para isso. Coisa que não tinha antes. Essa resistência ao óbvio - o PT melhorou as coisas até nesse âmbito - é sim coisa de pequeno burguês.

Tirar a elite do poder só trouxe bons resultados. Ou tu achas que a coisa seria melhor com um Serra da vida no governo? Duvido.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Te digo que essa balançada que o PT deu no Brasil foi boa, mas tenho calafrios com algumas idéias do tipo controle social, aumento do número de estatais, CC´s e também tem o pessoal que gosta de alimentar antagonismos sociais. isso dá calafrio.

guimas disse...

Maia,

Teus calafrios vêm do teu conservadorismo de classe média remediada.

CC's existem nos governos conservadores e de direita. O PT também tem. É motivo de calafrio constante.

O maior promotor de antagonismos sociais é a desigualdade econômica - justamente a que o governo atual enfrenta.

E (deixei para o fim) controle social... É da mídia, né? Pois é. Até parece que a mídia não é controlada hoje. É, e atende interesses bem particulares. Só não enxerga quem não quer. Eu tenho calafrios com a mídia hoje, que promove antagonismos como ninguém, em nome de si própria (e de seus donos, obviamente). Uma regulação - como se discute na Inglaterra, hoje - viria muito bem aqui. Essa gente, sem limites, abusa. Está abusando e não esconde de ninguém.