Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ouvindo as Rádios de Caracas

Hugo Chávez e Henrique Capriles.


Segundo o wikileaks, Hugo Chávez tem de um a dois anos de vida. Sintonizei ontem  três rádios de Caracas, todas elas chavistas ou bolivarianas;  a grande novidade, além da doença de Chávez, é a reforma no sistema de educação do país que será integralmente público com a extinção gradual das escolas privadas. Assim, não haverá diferenças no ensino entre os ricos e os pobres. O controle das atividades escolares será da comunidade. Tudo isso é muito bonito na teoria; assim como é bonito escolher Cuba - e sua medicina familiar -- para tratar de tumor maligno.

A sonolenta oposição venezuelana resolveu acordar e este ano, nas eleições presidenciais de outubro, tem um candidato razoavelmente forte: Henrique Capriles. Se eu fosse Capriles rezaria todos os dias para que Chávez possa ser o candidato da situação; uma vitória sobre Chávez - e tudo o que ele significa - seria importantíssima.

É impressionante o culto que as rádios bolivarinas fazem ao Chávez; nas três rádios que tive a paciência de escutar ontem a noite, ele é tudo, o caminho, a verdade e a vida. Parece ser  inadmissível a vida continuar  sem a presença de  Chávez. 

Se a oposição vencer a eleição, com ou sem Chávez, vai ter uma dificuldade imensa para governar; podem escrever; porque vai enfrentar uma oposição chavista e bolivariana que não vai aceitar, sob forma alguma, qualquer tipo de derrota; por isso é importantíssimo que Capriles derrote Chávez.

Nenhum comentário: