Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Causa de Todo Esse Impasse

Sede do PT em Porto Alegre foi depredada na manifestação de ontem, 20 de junho.


Estive no protesto ontem em Porto Alegre, o que chamou a atenção foi a ausência total de qualquer bandeira partidária. Sim, sim, democracia não pode ser apenas participativa, tem de ser representativa, partido político é fundamental, mas no Brasil de nossos dias, partidos políticos de todos os naipes e ideologias estão em baixa. Culpa de quem? Dos 8 anos de FHC, dos 10 anos do PT. Dos 6 anos de Sarney, dos 2 de Collor. E no Brasil de hoje se paga muito imposto e o que se recebe de volta? Insegurança,ineficiência. burocracia, corrupção. Nenhum partido político conseguiu resolver este caos administrativo que é o estado brasileiro.
Emir Sader ontem apelou pela maré vermelha. Levou vaia.
E os políticos profissionais,  tipo Raul Pont do PT querem capitalizar os juros de um movimento que os rejeitam. Esses são os verdadeiros demagogos. A causa de todo esse impasse.

3 comentários:

guimas disse...

Sinto muito, Maia, mas o único partido que deu a cara a tapa foi o PT. Os outros, exceção do PSTU e do PSOL (que organizou, sim a primeira passeata aqui em POA), esconderam-se. O PT tentou, ontem, sair, mas foi impedido por grupos de ultra-direita.

Estão tentando, a cada minuto que passa, debitar os protestos a Lula, Dilma e ao PT.

Não adianta dizer que a culpa é de todos. Não é. O Brasil melhorou - e muito - com o PT no governo. Mas temos uma classe média que não aceita isso, por puro preconceito, e dispara bobagens como "é culpa de todos" ou "nenhum político presta" ou "sem FHC o governo Lula não seria tão bom".

O que estamos fazendo é de uma burrice gigante. Estamos jogando fora todas as experiências boas - de FHC e de Lula - em nome de uma "limpeza".

Eu não aceito esse discurso de que ninguém presta e todos são culpados. Não ajuda em nada. Ao contrário, abre brechas para os espertos gritarem "Viva a Ditadura" nos protestos - como já aconteceu.

Quanto aos impostos, reveja. A corrupção, ineficiência e burocracia é da sociedade. Incluindo a parte privada. O público é um reflexo, mero reflexo disso. Corrupção, ineficiência e burocracia é o que mais tem na iniciativa privada. Na tua profissão, deves saber disse muito bem.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não foi a extrema direita que impediu o PT de mostrar sua cara. Foram os filhos da classe média brasileira. E a vaia foi massiva.

Já disse aqui, o protesto não é contra o governo do PT, mas é também contra o governo do PT, porque o PT é um partido como qualquer outro.

E a indignação é contra a politicagem que o PT também faz.

guimas disse...

Foi a ultra direita sim, Maia. Até a Folha admitiu em reportagem sobre o assunto. Nesses tempos de internet, é difícil passar incógnito.

Eu sei que o protesto não é contra o PT. Mas é isso que os setores conservadores querem que seja. E é nisso que os "spin doctors" estão trabalhando.