Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Direita Como Invenção da Esquerda e o Motor da História



Olha, numa boa, acho que essa "direita" que foi para as ruas e movimenta os faces da vida é uma invenção da nossa esquerda. No Brasil pós golpe militar sempre tivemos movimentos organizados pelos diversos setores da nossa esquerda, mas agora é diferente, e por isso a nossa esquerda está sem saber o que dizer, o que falar, o que opinar. Uns dizem que Dilma está num labirinto, outros afirmam que a esquerda tem  de disputar corações e mentes  -- com bandeiras vermelhas apesar das grandes vaias -- e quem não participar ficará fora da história. O fato é que a história -- que nunca vai ter fim -- tem sim seus desvios e suas curvas e isso não é surpreendente. Talvez seja uma surpresa  para o Brasil de nossos dias, do Brasil pós golpe militar, mas é esse, é exatamente esse, o motor que movimenta a história, que oscila de um lado e de outro, porque ninguém, nenhuma ideologia, nenhuma religião, tem a chave, o controle absoluto, desse motor.

Um comentário:

Anônimo disse...

A realidade é que o PT quando na oposição atacava o PSDB e suas políticas de forma um tanto violenta. O PSDB era a Direita. Eram tratados com tendo política só voltada para os ricos e nada que faziam era reconhecido. As alianças também eram condenadas. O PT venceu e tomou um chá de realidade. Teve que se unir ao PP que é o sucessor da ARENA e salvo uma maior doação de recursos via bolsa família praticamente mantem o mesmo sistema anterior. O Stédile sabe muito bem que fizeram em termos de Reforma Agrária menos que o famigerado FHC. Hoje o PT também é taxado por partidos com PSOL de fazer políticas expurias e governar para os ricos ou seja se tornou Direita
Se o PSOL um dia ganhar vai também tomar um chá de realidade e restará o PCO para ataca-lo e taxa-lo de direita. O engraçado é ninguém poe em prática atitude alguma de esquerda. Por exemplo taxação das grandes fortunas. Todos são de esquerda até ser governo e ai todos são de direita.