Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Nada é tão simples como parece ser



Nada é tão simples como parece.

A charge do Latuff, sempre ele,   divulgada pela vereadora Sofia Cavedon do PT de Porto Alegre, sempre ela,   mostra o prefeito José Fortunati, PDT, cortando, com cara de malvado, as árvores no entorno da Usina do Gasômetro.

Mas nada é tão simples como parece.

Cortar árvores é o fim da picada. Isso é inquestionável, mas também é inquestionável que uma cidade moderna necessita de uma boa mobilidade urbana.

Claro, poderíamos discutir -- e talvez isso não tenha sido feito por culpa do radicalismo de opiniões -- se era necessário mesmo derrubar 53 árvores, se a grande avenida poderia fazer alguns desvios, etc e tal.

Mas cabe ao Poder Público fazer a necessária avaliação sobre essa controvérsia que envolve corte de árvores x mobilidade urbana. O que é mais importante ?

É dificílimo dizer e avaliar o que é mais importante.

Mas aí é que está a beleza do debate político/jurídico. Tem horas que é necessário fazer o cotejo entre dois princípios fundamentais. E um vai sair perdendo. No caso de Porto Alegre foram as árvores.

Certo ou errado, é assim que funciona a democracia. E árvores se planta, e vão plantar muito mais que serão bem utilizadas pelas próximas gerações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Para mim tem um dedo do PT nesta polêmica. Fosse o Fortunati do PT toda esta polêmica nem teria ocorrido. Pode não parecer mas é simples assim.

Anônimo disse...

Trabalhei numa Secretaria Municipal no interior. Eu era responsável pela área ambiental. Muitas vezes fui violentamente criticado e taxado de depredador do meio ambiente e por ai vai. Ocorre que um chefete do PT comprou um imóvel e nele tinha uma árvore que atrapalhava a visão da loja que ele queria e instalou no local. Qual não foi a minha surpresa que logo ele que tanto me aporrinhou vir solicitar uma licença para si. Eu aprendi na prática como agem os Petralhas. Isto tudo ai é pura politicagem e das mais rasteiras. É só lembrar do episódio das fitas com qualidades de cinema encomendadas para fazer fofocas e calúnias contra a Yeda. Agora se duvidar vão fazer uma fita com qualidade 3 D contra o Fortunati.