Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Gente, Marx Já Morreu!!!!

Marx - Simpson

Leio no Blog Alfabetizados Políticos um texto (extremamente prolixo, chato e mal escrito) que é recorrente na nossa simplória esquerda. Essa mesma que participa dos fóruns sociais e temáticos. Numa boa, eles discutem sexo dos anjos. O texto é mais uma tentativa (das tantas que já ocorreram) de ressuscitar as idéias do velho Karl Marx.

Eles fazem uma ginástica imensa para revitalizar o que já está completamente mofado. Verdade seja dita, socialismo nunca foi além do estatismo, porque esse é o seu limite. O grande debate político de hoje em dia diz respeito ao estado que não tem condições, por si só, de gerar emprego, renda e qualidade de vida para todos. Mas o estado, ao mesmo tempo, é necessário e importante, sobretudo para aqueles que não tem condições econômicas para adquirir serviços privados. Que tamanho, então, ele deve ter?


O próprio Freud, no mal estar da civilização, capítulo V, faz ácidas críticas a uma utopia chamada estado de total igualdade.

As idéias de Marx são apenas história de um mundo onde o capitalismo era apenas um processo inicial, era época da revolução industrial inglesa impulsionada pela emergente indústria têxtil e pelas impressionantes ferrovias.

Hoje vivenciamos uma época de dinheiro de plástico, de informação imediata, os fatos são potencializados pelas redes sociais (muitas vezes carregados de mentiras).

Essa sociedade difusa, complexa, heterogênea, cada vez mais classe média é fato que nunca passou pela cabeça do novo e do velho Marx e muito menos do revoltado burguês Engel.

O processo do capitalismo está mais vivo do que nunca, porque ele consegue sempre (e a história é testemunha) se reerguer depois das crises, como a Hydra de Lerna.

5 comentários:

Gelso Job disse...

Maia, Marx só morreu em tua cabeça burguesa. Ele continua mais vivo do que nunca, pois Marx já previra o capitalismo financeiro dando as cartas e afundando todo o "mundo desenvolvido". Só não enxerga quem não quer!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tudo isso, meu caro Gelso Job, pode ser solucionado com regulação e fiscalização.

guimas disse...

Maia,

Dez entre dez liberais e, em geral, defensores do capitalismo são contra regulação e fiscalização.

A evolução do capitalismo para o capitalismo financeiro, como o Gelso disse, foi prevista. Curiosamente, só defende o atual estado de coisas quem está no "andar de cima".

Já disse antes, mas vou reforçar com uma atualização: pergunta lá pro pessoal de Pinheirinho se o capitalismo está funcionando.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, não sou e nunca fui liberal, sou a favor de um estado regulador e fiscalizador que propicie a quem não tem acesso aos servicos privados, educacao, saude e habitacao de qualidade. Isso cabe ao poder publico fazer e não ao particular. Poderia o poder publico ter desapropriado a area do Pinheirinho, mas nao fez, O mesmo aconteceu com a Vila Chocolatão em Porto Alegre, mas grande parte de certa esquerda ficou caladinha. Como ocorreu num governo tucano o assunto pinheirinho ganhou forma e alarde. E sempre assim, o pessoal do PT é muito competente quando faz oposição.

guimas disse...

Maia,

Nossa esquerda reclamou da vila Chocolatão e também da vila Dique.

A diferença é que, corretamente, o governo não colocou a polícia pra desocupar a coisa na marra.

Concordo que o PT é competente na oposição. Mas isso não muda o fato de que, sob qualquer ângulo, os tucanos foram extremamente incompetentes na situação.

É como já li por aí: o PSDB paulista acabou de jogar contra pras próximas eleições municipais. Incompetência pouca é bobagem!