Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Para o Sólido se Desmanchar no Ar a Alternativa Tem de ser Sólida


Fiz esse comentário no Blog Alfabetizados Políticos que trouxe à tona uma cartilha elogiando o movimento occupy Wall Street e baixando a lenha na grande mídia americana que faz a cabeça dos incautos e ingênuos americanos.

Meu comentário é o seguinte:

Muito lindo, muito bonito uma meia dúzia sair com cartazes dizendo vamos ocupar wall street, porque o sistema financeiro não pode ser o coração de nossas vidas. Eu também acho que o dinheiro não pode determinar o certo ou o errado. Mas a questão não é essa, porque as pessoas não querem saber apenas de protestos, elas querem soluções. E o esvaziamento do movimento occupy wall street está exatamente nisso: é um movimento ingênuo assim como é simplorice achar que o manifesto comunista é uma cartilha atual dos dias de hoje. Apenas uma frase se salva: tudo o que é sólido se desmancha no ar. Mas para o sólido se desmanchar é necessário construir alternativas e ninguém está construindo alternativas.

4 comentários:

Gelso Job disse...

Errado Maia. Esta e todas as outras frases se salvam, simplismente porque estão do lado com a razão e uma revolução está em curso, ainda que não tenhamos exatamente a dimensão, nem a natureza dela. Além das frases acima, acrescentaria outra da Clarice Lispector:
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome."

guimas disse...

O título do artigo explica com exatidão porque o PT, Lula e Dilma são governo, e os tucanos não.

Os primeiros, solidificaram-se. Os segundos, evaporaram.

Excelente metáfora.

Quanto ao artigo, penso que temos uma revolução importante em curso. Ninguém sabe, com certeza, o que vai acontecer. Mas é curioso ver o dono do Depósito torcer pra que tudo fique como está.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Ok, se existe uma revolução em curso no ar (ou nas clouds, como diria o Steve Jobs) ela deveria ter também ter uma proposta de um outro mundo possível, mas propostas não existem tudo porque não existe nada melhor (e que faça a necessária inclusão social) do que o bom e velho capitalismo.

guimas disse...

Maia,

Falando em termos genéricos assim, fica fácil. É como dizer que não existe nada melhor que o bom e velho socialismo da Europa.

Vou desenhar pra ti: os movimentos Occupy querem apenas que a economia se volte aos 99%. Nosso velho e bom capitalismo está funcionando bem só para o 1%. Fácil, não?