Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Será Mesmo Que Pessoas de Esquerda São Mais Inteligentes do Que de Direita?

Na década de 70 liberdade era usar uma calça jeans

Está pipocando  na internet, sobretudo nas redes sociais, estudo realizado por acadêmicos da Universidade Brock em Ontário no Canadá no sentido de que  pessoas com opiniões políticas de direita tendem a ser menos inteligentes do que as de esquerda. Ao mesmo tempo, adverte que as crianças de menor inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicas na idade adulta.

Segundo as conclusões da equipe, as pessoas com menor nível de inteligência gravitam em torno de pensamentos de direita, porque esse os faz sentir mais seguros no poder, o que pode se relaciona com o seu nível educacional.

“As ideologias conservadoras representam um elo crítico através do qual a inteligência na infância pode prever o racismo na fase adulta. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos podem ser derivadas de qual a probabilidade de indivíduos com baixas habilidades cognitivas apoiarem com ideologias de direita, conservadoras, porque eles oferecem uma sensação de estabilidade e ordem

Tirei esses trechos do Alfabetizados Políticos que tirou do Rudá Ricci.

Meu humilde pitaco:

Eu diria que pessoas mais conservadoras são mais insensíveis (principalmente aos problemas sociais) do que pessoas mais progressistas. Preconceito independe de matriz ideológica. Existe sim preconceito de direita, o pessoal de direita é mais homofóbico e racista e o pessoal de esquerda torce o nariz para a "força da grana que ergue e destroi coisas belas".

Além do mais, tenho dúvidas acerca da tradução desse trabalho, O estado de Ontário no Canadá, a principal cidade é Toronto,  é muito ligado aos EUA, onde a divisão ideológica se dá entre liberais e conservadores. Acho que o estudo quis dizer exatamente isso, os liberais (e não esquerdistas) são mais inteligentes do que os conservadores.

5 comentários:

Gelso Job disse...

Não adianta querer "tapar o sol com a peneira", Maia. Lá (nos EUA) liberal e esquerdista são sinônimos e portanto esta tua justificativa para tentar desqualificar o estudo não faz o menos sentido.

Anônimo disse...

o q tem a ver a foto de pernas de skinheads no começo do post?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Anônimo, não sei se são skinheads ou se são de direita ou de esquerda ou liberals ou conservatives.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Gelso, liberal é uma coisa, esquerdista é outra coisa. Existem liberais que não são de esquerda e existem esquerdistas que não são liberais.

Unknown disse...

Nos EUA liberais(não confundir com Liberalismo econômico) são identificados como esquerda, representados pelo Partido Democrata. Conservadores de direita, representados pelo Partido Republicano. :D ;)