Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 15 de março de 2012

Os Conservadores e Suas Idéias Caducas

 



 
 
Um tal geógrafo chamado Mario Rangel e que tem este Blog aqui ó  está indignadíssimo com o prefeito de Porto Alegre José Fortunatti (PDT) que quer construir na orla do lago Guaíba o projeto acima.
 
Diz o tal geógrafo depois eu volto:
 
Um absurdo o que está ocorrendo em Porto Alegre. Uma cidade de concreto e asfalto, com poucas áreas verdes para resfriar o clima urbano, decide colocar mais concreto ainda na cidade.


Mas é óbvio, pois plantar árvores e grama, não dá lucro.

O arquiteto Jaime Lerner apresentou, na última quarta-feira (15), o projeto para a revitalização da orla do rio Guaíba, em Porto Alegre, durante uma reunião da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge). O projeto prevê espaço para quiosques, deques, ciclovia e marina pública. (leia AQUI)


Segundo a matéria, Praticamente todo o trajeto de 1,5 km contará com arquibancadas formadas a partir do relevo natural do terreno, criando espaços de convivência. Concentradas nas pontas e no centro do trajeto, as arquibancadas seguirão o curso do rio, criando formas onduladas. O projeto ainda prevê a iluminação de toda a área, para que a região da orla possa ser utilizada nas 24 horas do dia.


Para o chão, o arquiteto propôs o emprego de pavimento de concreto com bolas de gude. Em contraste com a iluminação inclinada, as bolas de vidro refletirão os raios de luz. A vegetação será adequada para que, ao nível da rua, não haja interferência visual. Essa, inclusive, é uma das principais características buscadas pelo arquiteto.

Uma das premissas do projeto era evitar altos custos de manutenção. Por isso, o arquiteto dispensou grandes instalações e favoreceu os espaços abertos, que transformam o local em um parque. "Criamos um projeto de ecoarquitetura, que aproxima as pessoas e fortalece a ideia de um parque no local", enfatizou Lerner, que já é responsável, em parceria com o escritório espanhol b720, pelo projeto de revitalização do Cais Mauá, situado bem próximo da orla.

Segundo a prefeitura, a partir de agora será iniciado o processo de Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a primeira etapa de revitalização da orla. A previsão é de que a prefeitura abra licitação para a execução das obras até o final deste semestre.


É um absurdo, um projeto megalomaníaco do Prefeito medíocre de Porto Alegre. Quer fazer nome com obras faraônias e se esquece do principal, as pessoas e a natureza.


Indo na contra-mão das tendências mundiais, Fortunati que encher de concreto a orla do Guaíba, bolinhas de gude, e outras porcarias, só para encher os bolsos dos amigos de dinheiro.

S.O.S Orla do Guaíba, não podemos deixar que isso se concretize.

Voltei.
 
Porto Alegre deve lutar contra os conservadores e suas idéias caducas. Temos que fazer uma revolução para que essas idéias medíocres não voltem a emperrar projetos que dão qualidade de vida para a cidade.
 
Em Buenos Aires, Barcelona, Valência e Dublin projetos semelhantes foram feitos e quem se beneficiou com isso foi o povo.
 
Porto Alegre precisa urgentemente desse projeto da orla do Guaíba, apesar dos protestos dos caducos. Tem que fazer, tapar o ouvido e fazer. 
Se o político der atenção a esses caducos nada vai andar.
 
A revitalização do decadente centro de Porto Alegre passa necessariamente por essa obra ao longo da orla do Guaíba. É necessário que a classe média, a classe dominante neste Brasil de inclusão social, retorne a circular pelo centro e pelo cais do porto. 
 
Isso agrega valor, atrai turismo, serviços, empregos e impostos.
 
Mas os caducos são contra, porque eles não querem -- vejam só --  que o investidor tenha lucro.
 
Raciocínio de século XIX.

Um comentário:

Lucas disse...

Maia, que pena tu pensares assim. O Mário Rangel é mestre em Geografia pela UFRGS, uma ótima pessoa, super competente funcionário municipal, desenvolveu metodologias de pesquisa para percepção ambiental e da paisagem, e passou muito tempo pesquisando sobre a integração dos corpos hídricos com as cidades. Desculpe, mas você não tem metade da formação acadêmica especializada em ordenamento territorial que ele tem. Não é porque você não concorda com as ideias dele que ele esteja caduco. Aliás, se você tivesse ESTUDADO sobre os projetos de Buenos Aires, Barcelona, Valência e Dublin, saberia que existiram graves conflitos quando da sua implantação. Se você tivesse conversado com os portenhos saberia que eles odeiam o Puerto Madero, que é feito para turistas. Se você tivesse conversado com os barceloneses do bairro gótico saberia o quanto de gente foi expulsa dali pela especulação imobiliária e o processo violento que foi essa expulsão, amparado pelo Estado.

O que incomoda é alguém que não entende de planejamento urbano e territorial achar que pode defender uma "nova" ideia, que hoje é rechaçada pela maior parte dos urbanistas e planejadores. O problema nem está na obra em si, nas formas físicas em si, mas sobretudo na condução do processo e no conteúdo das formas. Essas são feitas sem a devida integração com a população. Vá para Bordeaux e conheça um projeto de revitalização da orla efetivamente justa, cidadã e competente.

A única forma para não cairmos na ignorância e não opinarmos sobre o que não dominamos é o estudo, a pesquisa. Posso te recomendar alguns livros, se tu prometeres ler de peito (e cabeça) aberto.