Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dizem que Este Blogueiro Não Muda Porque é Conservador, Pois Bem, Ele Mudou de Opinião em Relação às Quotas Raciais




Juro que fiquei impressionado com o resultado de ontem do STF que, POR UNANIMIDADE, decidiu que as cotas raciais (não estamos falando de cotas sociais) podem ser adotadas pelas Universidades.

Este blogueiro sempre foi a favor das cotas sociais, até mesmo porque sempre considerou absurdo as faculdades federais estarem recheadas de filhinhos de papai, os estudantes de escolas privadas que têm mais facilidade de acesso à universidade pública e gratuita.

Numa boa, nada contra "filhinhos de papai, mas se eles ingressaram em universidade pública e gratuita deveriam, pelo menos, pagar pelo ensino.

Mas considerando a decisão unânime do STF este blogueiro acaba de mudar de opinião e passa, doravante, a apoiar as cotas raciais. Primeiro, porque este tipo de política racial foi adotada pelos EUA e, segundo, por questão de justiça. Todos os brasileiros são iguais e devem ser iguais, devem ter sim as mesmas oportunidades. Os brasileiros egressos de escolas públicas, grande parte deles negros, não têm, infelizmente essas mesmas condições.

É uma questão, portanto, de igualdade e Justiça. Pode sim haver injustiça no sistema de cotas raciais, mas injustiça sempre haverá. A questão não é bem essa: mas fazer justiça aqueles que historicamente tiveram pela frente uma vida de injustiças.




Nenhum comentário: