Holande e Sarkô vão ter que buscar votos na extrema direita |
A vitória apertada por apenas 1,4% é preocupante para os socialistas franceses. Sarkô -- aquele que escondeu o relógio para abraçar o povo -- não foi tão mal assim, obteve 27,18%. O socialista Holande vai ter que catar votos na extrema direita, porque Marine Le Pen conseguiu -- vejam só -- 17,9% dos votos. A esquerda um pouco mais à esquerda de Mélenchon foi mal, teve 11,1% dos votos.
Portanto, mes amis, quem vai decidir essa eleição vai ser a extrema direita de Le Pen e também de François Bayrou (9,13%). A rigor, a rigor, grande parte deste eleitorado - xenofóbico - vai depositar seu voto em Sarkô. Mas política não é bem assim, tem o pessoal que não vai votar e até mesmo os direitistas que votarão nos socialistas.
Estive em Paris em outubro do ano passado e saindo um pouco da margem do Sena, onde os turistas circulam alegremente, a quantidade de imigrantes é significativa. Isso gera antagonismos sociais complicados e o resultado dessa eleição, com a extrema direita conseguindo boa parte dos votos, é a demonstração de que a França está sentada sobre um caldeirão prestes a explodir.
Coisas da França.
Assista abaixo, Sarkozy coloca no bolso relógio de 55.000 euros antes de abraçar o povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário