Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Golpe Paraguaio e a Incompetência de Lugo

Vice Presidente Franco toma posse

Lugo o presidente deposto.


O golpe paraguaio -- sim porque foi um golpe -- tem muito a ver com a incompetência de Lugo. Lugo foi incompetente porque ninguém consegue governar tendo apoio de 3 senadores e 1 deputado. Hoje o general Lino Oviedo disse, em entrevista à ZH, de que Lugo deveria aprender com Lula a arte de governar. O certo é que Lugo estava isolado e nem tinha, como está se verificando -- apoio popular. Lugo aceitou o golpe e saiu do palácio. Talvez porque não estivesse mais com "saco" para governar. Poderia ter resistido e nada fez. Abandonou o cargo e decepcionou a militância.

Ao contrário de Venezuela e Equador, que tiraram seus embaixadores de Assunção e da Argentina, onde Cristina K, fez declarações veementes contra o golpe, o Brasil de Dilma, por motivos estratégicos, não fez críticas muito severas,  ficamos em segundo plano e fizemos bem. Temos interesses direto no Paraguai, os Brasiguaios apoiaram o golpe, tem a questão complicada de Itaipu.

O futuro dirá os próximos passos.  Uns estão a dizer, é menos um governo bolivariano na América Latina, mas Lugo não era tão bolivariano assim, apesar de se dizer de esquerda. O fato é que o Paraguai ainda resiste a se tornar um país sério.

Nenhum comentário: