Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os Tentáculos de Cachoeira

Angeli


O senador Demóstenes Torres talvez tenha sido o grande "justiceiro" da CPI do Mensalão. Promotor e Procurador de Justiça, o homem que além de fiscal da lei conhece as estratégias do processo, e que se transformou numa grande decepção por conta de suas ligações íntimas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Segundo a Procuradoria da República, Demóstenes teria recebido R$ 3,1 milhões do grupo de Cachoeira, além de fazer lobby em favor dos interesses do bicheiro no Congresso Nacional, no Judiciário e no MP.

E uma das empresas que trabalhavam com Cachoeira é a Delta Construções, responsável por 30% das obras do Maracanã e que tem contratos milionários via PAC do governo federal. Foi a empreitera que mais recebeu verbas do governo federal. Dizem que Demóstenes é sócio oculto da Delta.


Aliás, a mesma Delta ( e também Cachoeira) tinham relações muito íntimas com o Agnelo Queiroz, governo petista do DF. O chefe do gabinete do governador recebeu de Cachoeira um aparelho a prova de grampos. Há suspeita de propinas fornecida pela Delta a graduados servidores do DF para que a empresa recebesse verbas do governo.

A influência de Cachoeira no governo de Goiás administrado pelo tucano Marconi Perillo, era forte, dizem que era Cachoeira que nomeava pessoas para cargo de governo, como demonstram as gravações da operação Monte Carlo. Perillo, inclusive, cumprimenta Cachoeira pelo seu aniversário, conforme gravações realizadas e divulgadas pela Folha.

Há suspeitas de que o governador tucano tenha recebido propinas de Cachoeira.

Resumo de todas história: o Brasil continua complicado.

,

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dizem que Este Blogueiro Não Muda Porque é Conservador, Pois Bem, Ele Mudou de Opinião em Relação às Quotas Raciais




Juro que fiquei impressionado com o resultado de ontem do STF que, POR UNANIMIDADE, decidiu que as cotas raciais (não estamos falando de cotas sociais) podem ser adotadas pelas Universidades.

Este blogueiro sempre foi a favor das cotas sociais, até mesmo porque sempre considerou absurdo as faculdades federais estarem recheadas de filhinhos de papai, os estudantes de escolas privadas que têm mais facilidade de acesso à universidade pública e gratuita.

Numa boa, nada contra "filhinhos de papai, mas se eles ingressaram em universidade pública e gratuita deveriam, pelo menos, pagar pelo ensino.

Mas considerando a decisão unânime do STF este blogueiro acaba de mudar de opinião e passa, doravante, a apoiar as cotas raciais. Primeiro, porque este tipo de política racial foi adotada pelos EUA e, segundo, por questão de justiça. Todos os brasileiros são iguais e devem ser iguais, devem ter sim as mesmas oportunidades. Os brasileiros egressos de escolas públicas, grande parte deles negros, não têm, infelizmente essas mesmas condições.

É uma questão, portanto, de igualdade e Justiça. Pode sim haver injustiça no sistema de cotas raciais, mas injustiça sempre haverá. A questão não é bem essa: mas fazer justiça aqueles que historicamente tiveram pela frente uma vida de injustiças.




Arena de Saias



O PT é a Arena de saias?

quarta-feira, 25 de abril de 2012

E Daí? O Melhor Time do Mundo Perdeu e Daí?

O brasileiro Ramires do Chelsea comemora o belo gol


Messi, o melhor do mundo, encabulado.

Pois o melhor perdeu e assim é o futebol. E que bom que assim é o futebol. Pois, se assim não fosse, graça não teria. E por isso -- exatamente por isso -- o espetáculo futebol é um sucesso.


Barça 2 x 2 Chelsea ontem no Camp Nou.



segunda-feira, 23 de abril de 2012

Na França Quem Vai Decidir é a Extrema Direita




Holande e Sarkô vão ter que buscar votos na extrema direita

A vitória apertada por  apenas 1,4% é preocupante para os socialistas franceses. Sarkô -- aquele que escondeu o relógio para abraçar o povo -- não foi tão mal assim, obteve 27,18%. O socialista Holande vai ter que catar votos na extrema direita, porque Marine Le Pen conseguiu -- vejam só -- 17,9% dos votos. A esquerda um pouco mais à esquerda de Mélenchon foi mal, teve 11,1% dos votos.

Portanto, mes amis, quem vai decidir essa eleição vai ser a extrema direita de Le Pen e também de François Bayrou (9,13%). A rigor, a rigor, grande parte deste eleitorado - xenofóbico - vai depositar seu voto em Sarkô. Mas política não é bem assim, tem o pessoal que não vai votar e até mesmo os direitistas que votarão nos socialistas.

Estive em Paris em outubro do ano passado e saindo um pouco da margem do Sena, onde os turistas circulam alegremente, a quantidade de imigrantes é significativa. Isso gera antagonismos sociais complicados e o resultado dessa eleição, com a extrema direita conseguindo boa parte dos votos, é a demonstração de que a França está sentada sobre um caldeirão prestes a explodir.

Coisas da França.

Assista abaixo, Sarkozy coloca no bolso relógio de 55.000 euros antes de abraçar o povo.





sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Rei Moderno Tornou-se Medieval

Juan -- Por que no te calas -- Carlos caçando elefantes.




O Rei Juan Carlos da Espanha foi caçar elefantes em Botswana. Isso aconteceu semana passada e ele posou para a foto. Os reis sempre gostaram de caçar, mas os tempos são outros. Uma pena, porque Juan Carlos parecia ser uma exceção. Não é.


,

Falou e Disse - E Assino Embaixo


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cristina - Chávez - Kirchner

O pessoal da grife Guevara adorou as últimas medidas de CK


Nani, CK quer o campo de "vaca muerta", descoberto pela espanhola Repsol


O perfeito idiota latino americano, que estava adormecido nos últimos tempos, parece ter voltado; dessa vez se trata de Crisitina Kirchner que resolveu fazer o que certa  incompetência populista  faz: estatizar empresa privada. O pessoal  da grife Guevara adorou.

E o negócio vai custar caro para a Argentina, além de perder credibilidade junto ao deus mercado. Segundo os jornais, a espanhola Repsol, vítima do atentado estadista, o prejuízo é da conta de US$ 10,5 bilhões. Baita grana.

Segundo o presidente da Repsol, a desestatização é uma forma de  Cristina de tentar "esconder a crise social e econômica no país" ao expropriar 51% das ações da YPF. 

Estão a dizer, também, que o cerne da questão é um campo de petróleo descoberto recentemente pela Repsol: que se chama - vejam só -- Vaca Muerta.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Hillary Quer Parceria Bilateral com o Brasil - E Nós, Estúpidos e Arrogantes, O que Vamos Responder?


Hillary Clinton - sou fã dela -- está no Brasil e está a oferecer - vejam só -- acordo comercial bilateral entre EUA e Brasil nas seguintes áreas: , petróleo, tecnologia e turismo, e reforçou o apelo por um acordo comercial como o que os EUA mantêm com vários outros países latino-americanos.

Como nosso sentimento rasteiro antiamericano ainda anda um pouco em alta; do alto da nossa arrogância - para disfarçar nossa burrice e teimosia -- vamos encher os pulmões e dizer um grandioso Nâo.

Posso estar errado, torço para que esteja errado.

Veja - Sempre a Veja



Cortinas de Fumaça

Este país é muito engraçado. A Veja lança uma capa dizendo que o PT - e seus grandes líderes -- estão tentando encobrir, com cortinas de fumaça,  o maior escândalo de corrupção do Brasil. E o pessoal do PT lança uma capa fake da Veja dizendo que ela se esforça para encobrir, também com cortinas de fumaça, o maior escândalo de corrupção do Brasil: a privataria tucana.

Eu adoro este país, porque temos a mania de generalizar e exagerar. Eu até  posso discordar da Veja (realmente não dá para dizer, como se disse, que o "mensalão petista" ou a "privataria tucana" são os maiores escândalos de corrupção do Brasil), mas ela é uma revista fundamental no Brasil de hoje, onde a oposição é um tanto muito decepcionante.

Por fim, no fundo, no fundo Veja está pressionando para que o STF julgue em seguida o mensalão para evitar a prescrição. Como bem se sabe, os excelentíssimos ministros estão sendo pressionados para não colocar em pauta esse importante julgamento.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Money talks and bullshit walks

Dilma e Obama na Casa Branca semana passada. Quando ela se encontra com  Obama ela sempre veste vermelho.




Do Blog português do nosso amigo Bom Sacana, copio e colo, este post sobre a visita da nossa presidentE aos EUA de Barack.


Muito interessante este artigo da The Economist, sobre a visita da presidente Brasileira aos Estados Unidos e sobre os pontos em agenda.

Dilma Rousseff, que nos seus bons velhos tempos de guerrilheira de extrema-esquerda chegou a assaltar bancos à mão armada (quem sabe o Zé Pequeno da "Cidade de Deus" se fosse vivo também pudesse ter sonhado com Brasília? mas vai daí quem somos nós para falar? ... o nosso último governante com gosto pelo alheio hoje em dia é estudante em Paris ...), é uma política hábil e sabe bem que uma coisa é a ideologia (útil dentro da política interna) outra coisa é o crescimento económico. Dilma sabe perfeitamente que em política internacional, muito mais do que a ideologia,Money talks and bullshit walks. E dentro desse ponto de vista qualquer líder nacional, especialmente no Continente Americano, sabe que boas relações com Washington é melhor do que o contrário. Barack por seu lado, como bom ocupante da Casa Branca, está sempre aberto a negócios fixes e um Brasil em franco crescimento económico é sempre um bom cartão de visita. É preciso não esquecer que ainda há pouco tempo o Presidente Lula, antecessor de Dilma, piscava o olho ao Chavez e ao Presidente do Irão, malta que de pró-Americana tem pouco.

Sendo certo que neste preciso momento os tempos, muito mais do que as ideologias, estão a mudar.

"Brazil has probably never mattered more to America 

than it does now. America has probably never 
mattered less to Brazil. (...) The previous president, Luiz Inácio Lula da Silva, was flexible enough to be “my man” to Barack Obama and “our brother” to Fidel Castro."

Por que o Estado Demora Tanto Para Decidir Sobre o Bom Senso?


Muito bom o artigo, publicado na Folha de hoje, sobre este processo -- que está nas prateleiras do STF desde 2004 -- que discute o óbvio: o necessário e fundamental aborto em caso de feto anencéfalo. E tem gente que é contra.Sim, os insensíveis.


Incoerência da lei e demora para chegar a decisão são duas tragédias


Gustavo Romano

A primeira tragédia é o tempo para uma decisão. Em 1989 juízes já se debatiam sobre o tema. O caso em julgamento se arrasta pelo STF (Supremo Tribunal Federal) desde 2004.

Com um caso de anencefalia para cada 700 partos no país, mais de 33 mil mulheres no Brasil sofreram desnecessariamente com a tragédia jurídica causada pela demora do STF nesses oito anos. Uma multidão que preenche quatro em cada cinco municípios do país.

Para haver justiça é preciso mais do que decisões fundamentadas oriundas de procedimentos imparciais: são necessárias decisões rápidas, sem firulas jurídicas.

A segunda tragédia é a incapacidade do legislador de formular leis coerentes. A mesma norma que barra o fim da gestação do anencéfalo, permite a retirada do feto perfeito resultado de estupro.

O dano emocional do estupro justifica o fim da gravidez biologicamente perfeita, mas os danos físicos e emocionais da gravidez que jamais se aperfeiçoará em uma vida minimamente perfeita, não?

No estupro a mulher não teve alternativa: foi violentada. Tampouco teve opção na anencefalia.

Ninguém pede para ser estuprado ou para gerar um feto incapaz de sobreviver.

A diferença de tratamento legal apenas se justifica se retirarmos o interesse da mulher da equação e a usamos como um objeto de gestação da prole masculina, destituída de emoções, de quem a legislação espera que se livre do feto bastardo que desonrará a família.


GUSTAVO ROMANO, 37, mestre em direito por Harvard e ciências políticas pela UFMG, é o responsável pelo site de direito e segurança direito.folha.com.br

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Faceta do Brasil Medieval.


O Brasil medieval acompanha julgamento no STF

Prova cabal do atraso brasileiro é o julgamento que está sendo realizado hoje sobre algo extremamente óbvio: a descriminalização do aborto em caso de feto anencéfalo. É evidente, é óbvio, tem que descriminar.
É uma questão de pura sensibilidade para respeitar o sofrimento da mãe.
E perdemos um tempo imenso nessa discussão óbvia e babaca, alimentando as neuroses do radicalismo religioso. O STF julga o caso desde às 9 da manhã. Já são 5 votos a favor da descriminalização. Existem questões muito mais importantes para julgar, mas perdemos o tempo discutindo o óbvio. Só mesmo em um país atrasado ou medieval se criminaliza aborto nesses casos. Os medievais estão ali sentandos no STF.

terça-feira, 10 de abril de 2012

A Moda Agora é Pixar:"Aqui Em Frente Mora Um Torturador"


Jovens alienados que nem sequer haviam nascido na época da ditadura, integrantes do Movimento Levante Popular da Juventude pixam muros em BH, POA e SP e são elogiados...


O grande hit do momento é fazer pixação na frente das residências dos supostos  torturadores. Isso aconteceu em Belo Horizonte, em frente a residência de Ariovaldo da Hora e Silva, no bairro da Graça; Porto Alegre quando 100 jovens estiveram  em frente à casa do Coronel Carlos Alberto Ponzi e em São Paulo, onde  150 jovens  fizeram a mesma pixação em frente a casa de  David dos Santos Araújo, o Capitão “Lisboa”, esses dados pesquei no site (argh) Conversa Fiada do (argh) Paulo Henrique Amorim.

Esse grupo organizado se chama Levante Popular da Juventude que tem um blog e hoje o professor Vladimir Safatle, na Folha de S. Paulo, escreveu um artigo chamado Honrar o Pais, elogiando esses jovens que pixam e apontam o dedo para os torturadores.

Diz Safatle, volto depois.

Esses jovens que apontam o dedo para os agentes da ditadura, dizendo seus nomes nas ruas, honram o país por mostrar de onde vem a verdadeira justiça. Ela não vem de um Executivo tíbio, de um Judiciário cínico e de um Legislativo com cheiro de mercado persa. Ela vem dos que dizem que nada nos fará perdoar aqueles que nem sequer tiveram a dignidade de pedir perdão.
Se o futuro que nos vendem é este em que torturadores andam tranquilamente nas ruas e generais cospem impunemente na história ao chamar seus crimes de "revolução", então tenhamos a coragem de dizer que esse futuro não é para nós.
Este país não é o nosso país, mas apenas uma monstruosidade que logo receberá o desprezo do resto do mundo. Neste momento, quem honra o verdadeiro Brasil é essa minoria que diz não ao esquecimento. Essa minoria numérica é nossa maioria moral.

Essa última frase é de lascar. Este Blogueiro também acha que torturador tem que responder pelos crimes que cometeu, mas isso tudo aconteceu faz muito tempo, mais de 40 anos e envolve um número muito pequeno de pessoas. O Brasil tem muito que andar e incluir e não acho uma boa politica ficar perdendo tempo com discurso de ressentimento.  Sorry!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Enfim, Viva o Pragmatismo

Obama e Dilma, por que eles não podem estar no mesmo lado?

Aproveitando a visita de Dilma ao Obama hoje.

Não estou a dizer -- e nem a defender -- como se disse na célebre frase: o que é bom para os EUA é bom para o Brasil. Também não estou a pregar o absurdo de que o que é bom para os EUA é sempre ruim para o Brasil.

Nessas horas temos de ser racionais e sensatos, o que é bom para os EUA pode ser bom para o Brasil e vice-versa.

Como disse ontem o Clóvis Rossi na Folha: o Brasil não precisa nem abanar o rabo e nem latir. Ou como disse hoje, também na Folha, o principal nome do governo americano para a América Latina, Arturo Valenzuela: as relações de Brasil/EUA estão hoje mais sofisticadas, menos ideológicas. Em outras palavras, mais pragmáticas. E assim deve ser.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Estados Unidos do Brasil

Bandeira dos Estados Unidos do Brasil


Tem gente que torce o nariz para os EUA. Eu não torço. Assumo que gosto muito dos EUA e que o Brasil deveria se chamar sim Estados Unidos do Brasil. Se existe um país que é muito parecido com o Brasil ele se chama EUA. A diferença é que os EUA fizeram um monte de reformas, sobretudo as sociais, que o Brasil não fez. Os EUA, tal como o Brasil, é um país diversificado, multiracial, complexo, difuso e que consegue, apesar de tudo, administrar muito bem tudo isso. Nos EUA - reitero - existe política efetiva  de inserção social e é muito comum, nos restaurantes classe média americano (nas Delis)  as pessoas compartilharem as mesmas mesas. É muito bonito ver negros, brancos, asiáticos e índios se respeitando, abrindo mão de suas diferenças culturais e se  dando razoavelmente bem. É comum nos EUA se deparar com muçulmanos e judeus, com suas roupas características (inclusive burcas femininas), que circulam livremente por essa grande sociedade de cidadania e consumo que se chama Estados Unidos da América.

O eterno candidato José Serra um dia desses deu uma entrevista confundindo a República Federativa do Brasil com Estados Unidos do Brasil. Foi crucificado por conta desse ato falho. Se eu fosse José Serra colocaria como primeiro plano de governo transformar o Brasil em um Estados Unidos. Ele receberia o meu voto.

Uma coisa que me chamou a atenção em Nova York, inclusive nos bairros periféricos da cidade como Queens, Bronx e Brooklin é que não existem cercas nos prédios.

Brasileiros em NYC


Impressionante a quantidade de brasileiros em Nova York. Impressionante. Tanto é assim que a bandeira brasileira tremula entre as do Japão e do Canadá, bem na frente da porta de entrada da luxuosa loja de departamento Bloomingdales.

Estacionados em Guarulhos estavam ontem 4 grandes aviões da Delta Airlines transportando brazucas para a terra do Tio Sam.

E Porto Alegre está a receber um novo consulado. Muito bom.