Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Os Juízes e Suas Arrogâncias

Benett na Folha hoje

Uma coisa os excelentíssimos Juízes deveriam colocar nas suas ilustradas e  iluminadas cabecinhas: eles não estão acima do bem e do mal. Os Juízes, deveriam colocar a sandália da humildade e descer do alto  de sua arrogância, porque parece que eles  detestam prestar contas de seus atos à sociedade. Se um Juiz é acusado de fazer falcatrua, o processo sigiloso deve correr no próprio Tribunal, não pode ser apreciado - sob hipótese alguma -- por algum órgão externo à sua corte como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Ministro Marco Aurélio -- que é um bom Juiz no STF -- concedeu liminar a Associação Nacional dos Juízes suspendendo qualquer investigação que o CNJ esteja realizando contra qualquer excelentíssimo Juiz. Assim, a  corregedoria do CNJ  deve enviar para Tribunais de Justiça nos Estados cópias de seus processos disciplinares que foram suspensos por  essa decisão liminar do ministro Marco Aurélio.

 Ou seja o Juiz deve ser averiguado pelo seu próprio Tribunal, pelas suas -- muitas vezes inoperantes segundo a Ministra Eliana Calmon -- corregedorias.

Isto posto, uma perguntinha ingênua: para que serve, então, o CNJ?

Nenhum comentário: