Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Estados Unidos do Brasil

Bandeira dos Estados Unidos do Brasil


Tem gente que torce o nariz para os EUA. Eu não torço. Assumo que gosto muito dos EUA e que o Brasil deveria se chamar sim Estados Unidos do Brasil. Se existe um país que é muito parecido com o Brasil ele se chama EUA. A diferença é que os EUA fizeram um monte de reformas, sobretudo as sociais, que o Brasil não fez. Os EUA, tal como o Brasil, é um país diversificado, multiracial, complexo, difuso e que consegue, apesar de tudo, administrar muito bem tudo isso. Nos EUA - reitero - existe política efetiva  de inserção social e é muito comum, nos restaurantes classe média americano (nas Delis)  as pessoas compartilharem as mesmas mesas. É muito bonito ver negros, brancos, asiáticos e índios se respeitando, abrindo mão de suas diferenças culturais e se  dando razoavelmente bem. É comum nos EUA se deparar com muçulmanos e judeus, com suas roupas características (inclusive burcas femininas), que circulam livremente por essa grande sociedade de cidadania e consumo que se chama Estados Unidos da América.

O eterno candidato José Serra um dia desses deu uma entrevista confundindo a República Federativa do Brasil com Estados Unidos do Brasil. Foi crucificado por conta desse ato falho. Se eu fosse José Serra colocaria como primeiro plano de governo transformar o Brasil em um Estados Unidos. Ele receberia o meu voto.

Uma coisa que me chamou a atenção em Nova York, inclusive nos bairros periféricos da cidade como Queens, Bronx e Brooklin é que não existem cercas nos prédios.

2 comentários:

PoPa disse...

O Brasil já teve este nome, dentre tantos outros. Quando o perdeu, perdeu também a federação de estados...

Anônimo disse...

Vá morar lá e seja feliz! Quanto a nossa bandeira, é um crime desenhá-la fora das cores e proporções normatizadas.