Cortinas de Fumaça
Este país é muito engraçado. A Veja lança uma capa dizendo que o PT - e seus grandes líderes -- estão tentando encobrir, com cortinas de fumaça, o maior escândalo de corrupção do Brasil. E o pessoal do PT lança uma capa fake da Veja dizendo que ela se esforça para encobrir, também com cortinas de fumaça, o maior escândalo de corrupção do Brasil: a privataria tucana.
Eu adoro este país, porque temos a mania de generalizar e exagerar. Eu até posso discordar da Veja (realmente não dá para dizer, como se disse, que o "mensalão petista" ou a "privataria tucana" são os maiores escândalos de corrupção do Brasil), mas ela é uma revista fundamental no Brasil de hoje, onde a oposição é um tanto muito decepcionante.
Por fim, no fundo, no fundo Veja está pressionando para que o STF julgue em seguida o mensalão para evitar a prescrição. Como bem se sabe, os excelentíssimos ministros estão sendo pressionados para não colocar em pauta esse importante julgamento.
8 comentários:
Maia:
"cumplicidade com criminosos"
Freud diria projeção
Celso Daniel diria Tô morto de rir
Maia,
O maior patrimônio de qualquer publicação jornalística é sua credibilidade.
Veja jogou a sua no lixão do jogo político do vale-tudo.
Ela só é relevante e "fundamental" para quem assumiu o fundamentalismo anti-petista da última década.
É verdade que precisamos de oposição atuante, mas Veja, com esse jogo, caminha na direção oposta, e este caso do Cachoeira explicitou esse erro.
Está na hora de abandonar Veja e construir uma oposição inteligente.
Guimas, o que Veja está a defender -- e isso é importante -- é que se julgue o mensalão sem que ocorra qualquer preliminar de prescrição. É que -- e esse fato é incontroverso -- altas autoridades petistas estão pressionando os ministros do STF a não julgarem agora o mensalão, uma vez que os alegados crimes poderiam ser abrangidos pela prescrição. Legitima, portanto, a preocupação da Veja.
Maia,
O julgamento do mensalão não é o mais importante para a Veja. O mensalão já está prescrito na memória dos brasileiros.
É óbvio que "altas autoridades petistas" pressionam e pressionarão o STF, é parte do jogo e da democracia. Mas também é verdade que "altas autoridades tucanas" pressionam o STF por seus interesses, assim como "altas autoridades" de qualquer partido.
A preocupação da Veja não é legítima. Ela serve para encobrir (com uma cortina de fumaça?) o lamaçal escandaloso em que seus aliados estão. Não achas curioso que, no meio do escândalo que envolve até seu diretor jornalístico, a capa aponte para outra direção?
A Veja deixou de ter legitimidade. Faz tempo. É só mais um panfleto partidário. Suas preocupações têm o alcance máximo do próprio umbigo.
Pra terminar, é óbvio que desejo que o mensalão seja julgado pelo STF. Mas a importância para o país deste julgamento é pequena. Hoje, só interessa aos julgados (José Dirceu, Delúbio Soares e os outros), e aos fazedores de polêmica.
E digo mais: não vai dar em nada. O processo é fraco. O objetivo maior é a repercussão. A Veja que o diga.
Guimas, o lamaçal escandaloso não atinge apenas a pífia oposição, ele atinge também o próprio governo; veja o caso da construtora Delta que participa ativamente do PAC 2 e está envolvida nas entranhas do Cachoeira, assim como o governo petista do DF. Volto a dizer, apesar de tudo, VEja é fundamental no Brasil de hoje. Abraço
Maia,
Teu último post contradiz o que dizes: o lamaçal envolve oposição, envolve governo, envolve imprensa.
E a Veja está preocupada com o mensalão de 2005. E escreve um artigo demonizando o PT. E faz de conta que não está envolvida em nada.
É uma visão estreita. E gente de visão estreita não é fundamental pra ninguém.
Guimas, não sei se vc notou, mas a Veja é dilmista. Em todo o governo Dilma não li nenhuma crítica ácida à presidentE.
Maia,
É claro que Veja é dilmista. Aliás, muitos anti-lulistas estão agora "satisfeitos" com o governo Dilma, apesar de terem horror do que Lula fez.
É a fina flor da contradição e do preconceito político.
Reforça a idéia de que o que interessa, no fundo, não são os resultados das políticas, mas quem as implementa. Ou, reforça a idéia de que os "meus" corruptos são mais limpinhos que os "seus".
Veja defende interesse privados, óbvios e específicos. Nada de errado nisso, mas posar de arauto da decência e da democracia é uma mentira deslavada. E só acredita nessa mentira quem tem interesses embutidos nela ou quem é anti-petista com pouco cérebro.
Postar um comentário