Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 15 de maio de 2012

Comissão da Verdade e Crimes de Guerrilha




É bom que o Brasil respeite a história e passe a obter informações mais precisas sobre as fases  negras. É uma pena que os crimes cometidos pela ditadura do Estado Novo da época Vargas estejam fora das investigações da chamada "Comissão da Verdade".

Mas hoje a advogada Rosa Maria CArdoso da Cunha, procuradora da presidente Dilma durante a ditadura militar e uma das integrantes da Comissão disse algo completamente absurdo, segundo a Folha de hoje: 


Ela disse  que a lei que criou a comissão tinha por objetivo rever a conduta do Estado no período. A interpretação exclui atos da guerrilha.

"Pela lei, a comissão foi criada para trabalhar pensando nos problemas que o Estado brasileiro tem na sua constituição e na sua estrutura. O Estado está revendo sua conduta como Estado, dos seus agentes públicos", afirmou.


A lei que criou a comissão não delimita o alvo das apurações. Sua finalidade, diz o texto, é "examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos (...) a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional".


Na véspera, José Carlos Dias defendeu a investigação da repressão e da guerrilha. "Tudo isso vai ser analisado", afirmou o ex-ministro.

Nenhum comentário: