Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sem Revanchismos ou Ressentimentos

Presidente Dilma chora ontem na cerimônia que instalou  a Comissão da Verdade




Não resta dúvida, Dilma é a melhor presidente do Brasil da última década. Não votei nela, mas ela conseguiu me conquistar por conta de discursos como o que ela fez ontem, na instalação da comissão da verdade: 

"A palavra verdade [...] é algo tão surpreendentemente forte que não abriga nem o ressentimento, nem o ódio, nem tampouco o perdão".
"Assim como respeito e reverencio os que lutaram pela democracia enfrentando bravamente a truculência ilegal do Estado, e nunca deixarei de enaltecer esses lutadores e lutadoras, também reconheço e valorizo pactos políticos que nos levaram à redemocratização".

Leio na Folha:

A presidente não fez referência às vítimas da esquerda armada, tema de divergência entre integrantes da comissão nos últimos dias.
Dilma reafirmou que a Comissão da Verdade não será de "governo, mas de Estado", e que não haverá espaço para "revanchismos".
Para sustentar sua retórica do caráter "de Estado", promoveu uma inédita reunião dos ex-presidentes vivos pós-ditadura: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva (foto ao lado)
Assim como ela, os dois últimos foram alvo de perseguição política dos militares. FHC foi cassado da Universidade de São Paulo em 1969 e se exilou no exterior, e Lula foi preso ao comandar greves no ABC paulista em 1980.



Nenhum comentário: