Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Melhor uma #VejaBandida do que uma #Vejasemvoz




Propostas de capa da Revista Veja inventada pela grife Guevara

Querem fazer a CPI da Veja que é acusada de inventar fatos para causar crises governistas, inclusive a do mensalão. Sim, ocorreram diversas ligações e contatos entre Policarpo Júnior, chefe da sucursal de Brasília da Veja e o bandido Carlinhos Cachoeira, homem forte que tinha contatos com a oposição e também com o governo. Ninguém, neste mundo cão, é flor que se cheire. Ninguém está a defender a Veja, mas algumas pessoas estão ouriçadas: no fim de semana, certa esquerda no twitter só falava disso: #vejabandida ou #vejanacpi viraram tópics super acessados. Mas isso tudo é ilusão. Veja vai continuar publicando seu semanário e o tio Rei vai continuar postando mensagens contra a turmas dos petralhas. E a guerra civil, virtual e  ideológica vai continuar no ar, nos tópics, nos blogs e no escambau. Assim é o mundo de hoje que deve ser livre, com alternância no poder (vejam a eleição do socialista  Hollande na França) e, sobretudo, com liberdade de imprensa.

Eu apenas temo uma coisa: a restrição à liberdade de imprensa: mil vezes melhor um Policarpo ter contatos com Cachoeira do que o controle estatal e político sobre a liberdade de imprensa. Infelizmente o que se constata é que atrás dessas acusações contra a Veja está essa proposta horripilante de "controle social da mídia" que o PT gosta tanto de namorar.

Um comentário:

guimas disse...

Maia,

Duas coisas:

A primeira, não confundir liberdade de imprensa com libertinagem de imprensa. Está cada vez mais óbvio que Veja ultrapassou os limites da liberdade. E tudo em nome da ideologia, que tanto criticas.

A segunda, em nenhum país socialmente desenvolvido se permite que a imprensa aja ilegalmente desta maneira. A comparação com Murdoch é ótima. Lá na Inglaterra, fechou-se jornal com mais de 100 anos de idade por causa da libertinagem. Aqui, vem a turma do "Veja bem, não é assim, olha aí a liberdade de imprensa".

Já disse antes: a Veja faz um péssimo jornalismo político, porque é preconceituoso, e atende interesses óbvios. Isto não é exercício democrático em lugar nenhum. Some-se as ilegalidades cometidas, e temos um escândaloso vale-tudo, que nossa 'zélite' aplaude.

Enterrem a Veja, tem coisa melhor pra ler.