Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 12 de junho de 2012

Esse Filme Deveria Ter Ganho o Oscar



Racismo é o fim da picada

Não entendo os títulos dos filmes americanos para o  português. Por exemplo, esse drama Help (em inglês) foi traduzido no Brasil como Histórias Cruzadas, em Portugal como as Serviçais.

Assisti alguns filmes indicados ao Oscar de 2012 e o que mais gostei foi Help ou Histórias Cruzadas que levou apenas o prêmio de melhor atriz coadjuvante -- e com muita justiça -- para Octavia Spencer que faz o papel da doméstica Minnie Jackson.

Se existe uma relação complicada nessa vida é a de patroa e empregada. Mas essa relação se torna muito mais complicada no sul dos EUA, no início da década de 60, época e local onde   a discriminação racista não era apenas regra, o racismo era incentivado em grande parte das comunidades. O fim da picada.

Por exemplo, os negros não podiam frequentar os mesmos banheiros que os brancos, havia, inclusive, um código de conduta a ser seguido por todos. Famílias brancas tinham que construir ou ter banheiros exclusivos para negros em suas casas. Também não podiam frequentar os mesmos espaços públicos, ônibus etc.
Mulheres negras  criavam os filhos das famílias brancas, estes cresciam e, quando adultos, grande parte deles exerciam o mesmo tipo de discriminação. Há, evidentemente, exceções e belas exceções. O filme mostra uma.

Racismo é o fim da picada.

Neste ponto, felizmente o mundo mudou.