Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sobre Bonzinhos e Malvados

No facebook imagens desse tipo estão bombando, Os bonzinhos e o lado escuro da força.



Pois o Diário Gauche de hoje também publicou um post sobre o encontro de alianças entre Lula e Maluf.

O post é este, em vermelho bem avermelhado,  volto depois:

O ultrapragmatismo do que eu sempre chamei de 'lulismo de resultados' está dando mostras que passou do ponto. Lula, fazendo aliança com Maluf, passou do ponto. É o equivalente à defesa súbita e intransigente do Brizola ao então cadente presidente Collor, em 1992. Passou do ponto.


Os líderes populares que fazem interlocução direta com a base social e eleitoral, sem mediações institucionais, como partidos, imaginário político-ideológico, movimento social, tendem a ficar com a mão pesada, no decorrer do tempo. Aconteceu com Brizola, está acontecendo com Lula.


Lula ficou com a mão pesada. Lula re-valorizou um político profissional que já estava de pijama e pantufas de pelúcia. Não quero, porque não devo (porque isso é papel da direita), olhar o lado moral de Maluf, talvez o político profissional mais identificado com a corrupção horizontal e vertical da cena pública brasileira nos últimos 35 anos.


A questão é política. Trata-se de um erro político que pode abortar a ascensão de um novo quadro ao primeiro plano da política nacional, como o ex-ministro Fernando Haddad. Não é à toa que a deputada Luiza Erundina abandonou pela segunda vez o PT/SP. Outro erro político, mas que fica subsumido ao erro matricial do ex-presidente Lula nas relações perigosas com Paulo Maluf.


Uma observação final: acho muito curioso que gente da direita (especialmente certos jornalistas) fique manifestando estar escandalizado com a recente manobra de Lula em direção à Maluf. Mera reprise do que aconteceu na aliança com Sarney. Ora, essas duas pérolas raras da direita (entre tantas e tantas outras) são patrimônio exclusivo da própria direita. Se eles querem alugar ou vender seu discutível capital eleitoral a outro empreendimento, que não o de sua origem de classe, é outra história. No capitalismo, o empreendedorismo é livre também para os mercadores de votos e falso prestígio público.   


Não sejamos cínicos, a feira eleitoral (como dizia Gramsci) é um mercado como qualquer outro.



I,m Back:

Certa esquerda, ofuscada pelas luzes tortas de um panfletário chamado Gramsci,  adora generalizar. É o que se vê no último parágrafo deste post. De um lado os que estão acima do bem e do mal, de outro a direita, os capitalistas, os neoliberais, os malvados do mundo.

Ah e tem mais, quem critica a esquerda e seus governos iluminados só pode ser de direita. Ou seja, pessoas malvadas sem salvação.

Existe pensamento mais infantil do que esse?


Direto do facebook

2 comentários:

Popa disse...

qual é mesmo o lado negro na foto? Acho que nesta, Darth Vader está fraquinho...

Ogro Zen disse...

Maia, não consigo achar um dicionário onde pragmatismo seja sinônimo de picaretagem.Terias um Petralhes X Português para emprestar?