Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 18 de abril de 2013

O Que É Mesmo Neoliberalismo?

Charge de Edgar Vasques, de esquerda, of course.


O que eu critico nessa certa esquerda é essa visão pronta e distorcida da realidade. A Grécia, por exemplo,  afundou e não foi por conta do chamado neoliberalismo é porque ela recebeu recursos da comunidade européia -- que exige retorno, mediante certas condições --, se endividou, e não fez o que deveria ter sido feito, ajustes fiscais, controles de déficits estatais, gastou mais do que deveria etc... Eu não sou liberal, porque acredito que o estado é fundamental e ele deve participar sim da economia fomentando o desenvolvimento, mas não podemos cair no discurso fácil e simplório de achar que tudo o que não deu certo é culpa de um monstro chamado neoliberalismo. Aliás, o que é mesmo neoliberalismo

4 comentários:

guimas disse...

Maia,

A Grécia é um caso a parte, que tem sérios problemas econômicos e sociais. Mas se fores para a Espanha, em crise grave também, verás que até 2008 - recentemente, portanto - o "tema de casa" era feito. Não havia déficit governamental, por exemplo.

Os neoliberais pregaram quase como religião que o Estado deveria ser mínimo. E o que ocorre hoje é que, nos países que seguiram esta linha de maneira mais radical, se vê que o Estado mínimo não tem força para fazer o que tu colocou bem como necessário. Aí, quem se dana é quem é pobre.

Não é à toa que a desigualdade social está avançando em todos os países em crise - notadamente nos EUA. Quem é rico, continua bem. Quem tem menos, fica à deriva, esperando um Estado que não tem "bala na agulha" pra ajudar.

Ou, pobre empobrece mais e rico continua de bem com a vida.

Carlos Eduardo da Maia disse...

O problema da Espanha é o desemprego que é anterior a crise de 2008. Estive lá em 2011 e, sinceramente, não percebi crises agudas, até procurei a crise, mas não encontrei. Até mesmo porque todos os países da Europa central, inclusive até Portugal, são países de classe média dominante. São países muito mais desenvolvidos socialmente do que o Brasil. O problema da Europa é a imigração (grande parte dela ilegal) do norte da Africa e dos países periféricos. Não há emprego para todos.

PoPa disse...

sou liberal e não acredito em neoliberalismo. Não existe, por exemplo, um neocomunismo ou um neosocialismo.

Mas um estado mínimo está entre minhas convicções. Até porque o exemplo que temos, de estado máximo, deu no que deu aqui na América Latina. E não existe meio termo possível, no momento.

Pulha Garcia disse...

O neoliberalismo tem várias falhas mas ainda é o melhor sistema. Questão diversa é os controles e fiscalização a aplicar ao sistema neoliberal...