Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Foucault é o Pai da Análise Superficial da Sociedade



Uma das grandes cenas do filme  Tropa de Elite I  é a que está acima.
Ela ilustra super bem o que o pensamento politicamente correto faz. Ele distorce as relações. Os bandidos se transformam em anjinhos e o necessário poder de polícia (que qualquer estado deve ter) é visto como o grande vilão da sociedade.


Não estou aqui fazendo discursos ideológicos, longe disso, mas é necessário que sejamos um pouco sensatos. Nem todo o necessário poder de polícia é vilão e nem todo bandido é anjinho. O pensamento foucaltiano faz uma perigosa -- e criticável -- generalização. Para Michel Foucault, as estruturas de poder do estado capitalista são sempre podres (porque protege os ricos e pune os pobres). A polícia age perversamente contra os despossuídos e descamisados, diz o professor de sociologia do filme.

O Mathias, personagem do filme Tropa de Elite,  está certíssimo quando diz que essa é uma opinião superficial da realidade. E realmente é. Estamos embutidos num mundo onde o pensamento politicamente correto (e muitas vezes superficialmente correto) é o grande lema. É assim que nos ensinam nas escolas, nas instituições e também na mídia. Não estou a dizer que esse pensamento está completamente errado, mas ele é superficial e perigoso, porque generaliza e não admite maiores discussões sobre o que já está superficialmente estabelecido. Quem ousar questionar é taxado de fascista, o pior adjetivo do mundo. É ou não é?

Um comentário:

Beto disse...

Discordo plenamente o pensamento foucaultiano vai alem desta analise superficial que vc sugere pois o mesmo entra na questao do "governo de si e dos outros" ou seja poder é exercido por todos e a "ordem do discurso" e qm vai determinar como as "VERDADES" vao ser construidas ou seja o discurso foucaultiano nao é superficial e nao fica no "estruturalismo" e sim vai muito alem de uma leitura pre determinada. Ha e outra coisa o discurso de "politicamente correto" é uma visao da "direita" e o filme tropa de elite tem uma visao esquerdista total.