Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Golpe de Mestre?



Estão a dizer que Lula deu um golpe de mestre em Gilmar Mendes, porque agendou a reunião, fez a proposta que foi recusada e depois ficou quieto. Gilmar, ao contrário, abriu a boca. Assim fazendo ele pode ser declarado suspeito ou impedido de julgar o mensalão.

Essa é a tese de Wálter Fanganiello Maierovitch , desembargador aposentado do TJSP e colunista politico e jurídico da Carta Capital e do site Terra que escreveu artigo Gilmar Mendes se coloca impedido e faz a alegria dos mensaleiros.

Ora, nada parece tão simples, se assim fosse qualquer réu ou interessado (como foi o caso de Lula)  agiria da mesma forma que o ex presidente e, dessa forma, retiraria o suposto julgador que vai condenar do processo. O precedente é perigoso.

Gilmar não vai se declarar impedido e se assim proceder, vai fazer muito bem. O que é preocupante, nessa história toda, é que o processo do mensalão está com vistas, faz muitos meses, com o Ministro Ricardo Lewandowski que - em tese - vai absolver os réus e, portanto, o processo estaria descansando nas prateleiras de seu gabinete até o momento certo.

Qual será mesmo o momento certo? Depois das eleições ?  Quando o prazo prescricional transocorrer?

Infelizmente, o STF, faz tempo, vem se aparelhando para ser um órgão muito mais político do que jurídico e neste ponto, nosso ex presidente Lula tem responsabilidade direta.

4 comentários:

Gelso Job disse...

Maia, tu pareces aquele samba de uma nota só, que fica repetindo sempre a mesma coisa, sem embasamento nenhum.
Pois eu tenho uma informação pra ti: Agora é certo que Mendes tava mentindo, pois foi pego no detector de mentiras. Leia o último post que publiquei que está tudo lá. A casa de Gilmar Mendes caiu!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Então está explicado porque Lula - que adora falar - está completamente mudo.

PoPa disse...

Detectores de mentira são equipamentos falhos e, mesmo assim, são muito mais sofisticados que aquela coisa usada em programetes de tv.

Mas foi uma grande bobagem de Lula ir ao tal encontro, não importando o que seria ou foi discutido. Agora, atrasos serão colocados na conta da pressão de Lula e não o contrário.

guimas disse...

Maia,

O único que deveria ter ficado quieto é Gilmar Mendes. Infelizmente, ele curte muito uma atençãozinha da imprensa, e fica fazendo esse tipo de fofoquinha inútil.

O curioso é que, no meio de uma CPI que investiga um esquema milionário, que envolve governadores, e colocaria, pelo menos em valor de desvio, o mensalão no chinelo, estamos discutindo o que Gilmar pensa de Lula.

Lula está mudo há algum tempo, Maia. A ação dele é, hoje em dia, de bastidores, arranjo político, conchavo.

Repito: se Gilmar não descolar uma gravação com uma pressão bem desenhada, do tipo chantagem mesmo, não há nada de importante no episódio da reunião.

E acho bem suspeito que esta polêmica tenha aparecido justo agora, com estes personagens. Parece até aquela coisa que apareceu na capa da Veja, com fumaça e tudo o mais.