Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Inventando Falsas Verdades





Quem circula pelos sites de certa  esquerda fica com a impressão de que de um lado estão as redes sociais e de outro a grande mídia e que as opiniões são diametralmente opostas. Ledo engano.


Vejam esse   fato envolvendo Lula e Gilmar . Quem circulou pelas redes sociais pode notar, sem sombra de qualquer dúvida, que a indignação foi muito maior em relação ao Lula do que ao Gilmar,  tanto é assim que o trend tópic #lulamente foi um dos mais acessados no twitter a nível mundial e sem ajuda de robot. 

O leitor desavisado que lê, porque pouco pensa, a Carta Maior, por exemplo ou os artigos do Emir Sader acha que as pessoas que frequentam as redes sociais apoiam Lula, mas a realidade não é bem essa. O mesmo pode ser dito em relação ao leitor que só lê Veja ou o Blog do tio Rei.

Voltando um pouco  a questão de fundo, é importante sempre indagar: quem ganhou ou ganharia com essa história envolvendo Lula e Gilmar? Só uma pessoa ganharia, no caso, Lula. Que benefício teria Gilmar com essa história?  Como a questão é duvidosa, esse é o raciocínio a ser seguido. 

Infelizmente, Lula que deveria ficar fazendo tarefas nobres, como Clinton, Jimmy Carter e FHC, do tipo assim, fazer uma fundação que auxiliasse o governo na importante tarefa de inclusão social, combate a fome, etc... se propõe a  fazer trabalho sujo para seu amigo Zé Dirceu.


Será mesmo que Lula é a cara do Brasil?

2 comentários:

PoPa disse...

Eu não tenho nenhuma dúvida que Lula é a cara do Brasil.

guimas disse...

Maia,

Há vários benefícios a Gilmar Mendes nessa história.

O primeiro, real e presente, é o benefício da exposição. Gilmar Mendes já demonstrou repetidas vezes que gosta de aparecer, apesar de ter um cargo onde aparecer demais não é nada ético.

Um outro benefício, suposto (ou de minha interpretação) é o de polemizar algo que não é polêmico, e gerar pressão no sentido oposto. Pergunto: e se Gilmar Mendes disse o que disse porque quer pressionar seus colegas a julgarem o mensalão rapidamente? É o que está acontecendo agora. O STF está com "a faca no pescoço".

E também há o benefício de minar a reputação de Lula como um chantagista barato. Só que este só pega em quem já demoniza Lula, então acho que é só por esporte mesmo.

Quanto às "tarefas nobres", penso que é uma bobagem o que disseste. Lula é um político importante, e temos um enorme vácuo de lideranças políticas neztepaís. Ele está ocupando um espaço que está vazio, e faz bem em fazer isso. Eu gostaria muito que alguém da oposição estivesse lá também, mas nossa oposição atualmente é só a imprensa, e imprensa NÃO É partido político.

PS.: Será que Veja é a cara de nossa elite?