Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

As Mazelas e o Rosto Borrado




Dez sindicatos de servidores públicos, capitaneados pelo CPERS, estão elaborando uma grande campanha publicitária apontando o governo tucano de Yeda Crusius como o grande responsável pelas mazelas do RS. Que mazelas são essas? Corrupção, violência e autoritarismo.

Centenas de outdoors estão sendo espalhados para mostrar a insatisfação desses sindicatos para com o governo Yeda. Nesses cartazes aparece um rosto borrado que atiça a curiosidade do público. O rosto borrado é o culpado de todas as mazelas. Esta semana o rosto borrado será descoberto. Jogo um pacote de bala sete belo que o rosto é da Yeda. Ela é a culpada de tudo.

Em janeiro, o jornalista David Coimbra participou do debate, patrocinado pela RBS, que houve entre a presidente do CPERS Rejane de Oliveira e a Secretária de Educação, Mariza Abreu. No dia seguinte escreveu um polêmico artigo publicado neste Blog. Foi a gota dágua para David Coimbra ser atacado pelo sindicatos e seus amigos. Destaco a seguinte parte do artigo:

A presidente do Cpers, sobretudo ela, parece programada inexoravelmente para a oposição. Alguém dirá que sou contra o Cpers, ou contra os professores, ou a favor do governo, bibibi. Pouco se me dá. Não vou atrelar meu julgamento ao maniqueísmo tacanho que grassa pelo Rio Grande amado. O fato é que, depois da experiência de ontem, passo a duvidar da possibilidade de que alguma proposta do governo, qualquer proposta, vá receber apoio ou sequer compreensão do Cpers.
O que me deixa desconfiado.Segundo Rejane de Oliveira, o governo pretende liquidar com a Educação no Rio Grande do Sul e extinguir as supostas conquistas dos professores. Mas será possível isso? Será que um governo pode ser assim tão maligno? Tão mal-intencionado? Será que as pessoas que estão no governo pretendem o Mal e tão-somente o Mal? Tenho a tendência de suspeitar de tudo o que é apresentado como absoluto.

Complicado esse velho Rio Grande. Qual, afinal, o papel de um sindicato de servidor público? Pode ele eleger um determinado governo como responsável por todos os males do serviço público? Mas esse governo -- que tem legitimidade popular -- não tem também o direito de fazer as reformas para a melhoria do serviço público que prometeu fazer? O que há por trás dos interesses do CPERS?
Simples como água morna: partidarismo, corporativismo e manutenção do status quo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não gosto da administração da Yeda nem, aliás, da própria Yeda. Mas sustentar que o estado está na miséria por culpa dela, o que equivale dizer que antes tudo estava ótimo, só pode significar duas coisas: ou ignorância absoluta ou má fé. Conhecendo um pouco essa tchurminha, aposto na segunda hipótese.

Anônimo disse...

É, eles não foram muito originais, como era de se esperar.

Anônimo disse...

O dever de todo o sindicato é denunciar um governo corrupto e ineficiente como este da Yeda, especialista em laranjais.

E o de corruptos depemdemtes é defender o idefensável.

Claudio Dode

Anônimo disse...

O dever de todo o sindicato é lutar por melhor qualidade de seus associados. Isso inclui, no caso do CEPERGS, melhor qualidade de ensino, melhores professores, mais equipamentos para as escolas, melhores salários. Denunciar governo corrupto é matéria para o MP, para a polícia, para a AL.

Mas um sindicato, no afã de angariar simpatizantes, denunciar corrupção sem ter o que denunciar, é algo perigoso. Qual o caso de corrupção que o CEPERGS está denunciando? Qual a roubalheira que está anunciando? Onde estão os processos que não estão sendo apurados?

Estes mesmos sindicalistas babam no governo Lula, mas não rebelaram-se contra o mensalão, para ficar apenas em um escândalo.

Pobres crianças, que estão sendo ensinadas por este povo mal intencionado.

Os professores ganham pouco? Sem dúvida, mas nem todos, pois há uma casta desde sempre, que se locupleta com verbas oficiais e oficiosas. E usam os bons professores, aqueles das salas de aula, como massa de manobra...