Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Lula Emplacou Haddad e o que Mais?



Estão a dizer que Lula elegeu o poste Haddad em São Paulo. Estão, também,  a dizer que Lula continua sendo o cara que mesmo em época de julgamento e condenação do mensalão, um dos grandes esquemas de corrupção da história da república, mesmo assim, Lula conseguiu colocar o Haddad num ninho tucano, a prefeitura de São Paulo.

Mas essa "vitória" de Lula, considerando que o PT é dono do poder central,  não foi tão grande assim, como se alardeia. O PT -- que é o partido do poder -- ganhou apenas em 4 capitais, a única importante é São Paulo, com o devido respeito.

Eleições municipais levam em consideração as peculiaridades de cada cidade. Por que ACM Neto ganhou em Salvador? Estive na capital baiana faz um ano, adoro aquela cidade, e o povo estava um tanto farto do governo petista, sobretudo pelo fato de ter abandonado completamente a parte histórica da cidade. Tudo o que o velho ACM fez no Pelourinho, o PT abandonou em suas gestões.

E, paradoxalmente, ACM Neto, de 33 anos,  retrata o novo, em Salvador.

Em Pelotas, um menino de 27 anos vai sentar na cadeira da prefeitura. Desbancou o PT e toda sua força estadual e federal. O que o povo de Pelotas viu nesse tucaninho?

Cada eleição municipal tem sua história, suas nuances e a análise política deve ser feita de acordo com esse contexto. O fato é que os partidos aliados de Dilma venceram na grande maioria das capitais, inclusive Porto Alegre, onde o PT teve menos de 10% dos votos.

Os tucanos venceram no norte, Belém e Manaus. O prefeito do Rio foi eleito porque é um tocador de obras. Em São Paulo, Haddad se elegeu porque o povo de S. Paulo queria mudanças. Assim como Porto Alegre quis mudança ao tirar o PT da prefeitura.

Tudo muito difuso e complexo, as ondas não são nada uniformes.

Nenhum comentário: