Diversidade, Liberdade e Inclusão Social
Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
A Tese Inverossímel de Lewandowski
Inocenta-se os Tubarões, Condena-se os Bagres
Lewandowski deve hoje absolver José Dirceu, as alegações devem ser a mesma de José Genoíno, não existem provas. Genoíno assinou os contratos do PT com a empresa de Marcos Valério, mas Lewandowski disse que o contrato em questão foi quitado e, por isso, contra Genoíno não existe prova cabal, robusta e firme.
O STF vem aplicando a teoria do domínio do fato, se o presidente de um partido, de uma empresa, um alto governante sabia dos crimes e tinha o poder de realizá-los ou impedi-los e sua vontade foi importante para que fato criminoso acontecesse, ele também pode ser condenado.
Lewandowski mesmo assim entende que deve existir provas contra os dirigentes petistas, mas ele condenou o tesoureiro petista Delúbio por corrupção ativa e os dirigentes de partidos aliados por corrupção passiva.
Pelo entendimento de Lewandowski o mensalão -- que realmente existiu -- foi arquitetado por um bagre, o tesoureiro do partido, sem qualquer intervenção dos altos figurões.
Essa tese, com todo o respeito, é completamente inverossímel. Não se sustenta. Ocorreram diversas reuniões entre Dirceu, Genoíno, Delúbio e Valério. Valores foram depositados na conta de Valério logo após essas reuniões para pagamento aos partidos e parlamentares aliados. Isso tudo ficou provado, mas para o revisor Lewandowski isso não é prova cabal, forte e incontroversa. Para o revisor condenar Dirceu e Genoíno só mesmo a confissão dos réus figurões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Maia
Essa nova tese do Lewandowski de que "NÃO PODEMOS CRIMINALIZAR A POLITICA" tem futuro jurídico ?
Senna Madureira
Postar um comentário