Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Tese Inverossímel de Lewandowski



Inocenta-se os Tubarões, Condena-se os Bagres

Lewandowski deve hoje absolver José Dirceu, as alegações devem ser a mesma de José Genoíno, não existem provas. Genoíno assinou os contratos do PT com a empresa de Marcos Valério, mas Lewandowski disse que o contrato em questão foi quitado e, por isso, contra Genoíno não existe prova cabal, robusta e firme.

O STF vem aplicando a teoria do domínio do fato, se o presidente de um partido, de uma empresa, um alto governante sabia dos crimes e  tinha o poder de realizá-los ou impedi-los e sua vontade foi importante para que fato criminoso acontecesse, ele também pode ser condenado.

Lewandowski mesmo assim entende que deve existir provas contra os dirigentes petistas, mas ele condenou o tesoureiro petista Delúbio por corrupção ativa e os dirigentes de partidos aliados por corrupção passiva.

Pelo entendimento de Lewandowski o mensalão -- que realmente existiu -- foi arquitetado por um bagre, o  tesoureiro do partido, sem qualquer intervenção dos altos figurões.

Essa tese, com todo o respeito, é completamente inverossímel. Não se sustenta. Ocorreram diversas reuniões entre Dirceu, Genoíno, Delúbio e Valério. Valores foram depositados na conta de Valério logo após essas reuniões para pagamento aos partidos e parlamentares aliados. Isso tudo ficou provado, mas para o revisor  Lewandowski isso não é prova cabal, forte e incontroversa.  Para o revisor condenar Dirceu e Genoíno só mesmo a confissão dos réus figurões.


Um comentário:

senna madureira disse...

Maia


Essa nova tese do Lewandowski de que "NÃO PODEMOS CRIMINALIZAR A POLITICA" tem futuro jurídico ?

Senna Madureira