Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MP-RS Fecha Escolas Itinerante do MST




Os Blogs da nossa gauche estão indignados com o Ministério Público do RS que celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Estado do Rio Grande do Sul tendo por objetivo o fechamento das escolas itinerantes em sete acampamentos sem-terra.

O TAC prevê que até o dia 4 de março devem ser desativadas as turmas de educação infantil, ensino fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As crianças devem ser matriculadas na rede pública e ter transporte escolar. Caso não seja cumprido, o governo do Estado será multado em um salário mínimo por dia de atraso.

A pergunta que se impõe é a seguinte: deve o Estado liberar verbas públicas a uma ONG ligada a um movimento que não tem nem CNPJ para que este contrate, sem licitação, professores para lecionar para os filhos dos militantes do movimento? Essas crianças são preparadas para um modelo discutível de cidadania. E tudo isso com verba pública que nós pagamos.

Além de tudo isso, o ensino público -- e estamos falando aqui de ensino público -- não pode ser ideologizado, nem pela direita e nem pela esquerda. É fundamental que o ensino público insira o aluno não apenas na cidadania, mas também no mercado de trabalho. Não se trata de direitos antagônicos, mas convergentes. Um ensino que apenas prepara o aluno para a cidadania é falho. Assim, como também é equivocado o ensino que prepara o estudante apenas para o mercado. Há de se conquistar o necessário equilíbrio do meio termo. Mas quem disse que o MST está interessado no equilíbrio?

Um comentário:

Anônimo disse...

Comentário transversal: ONGs, organizações não governamentais, acredito, não deveriam ser subsidiadas com verbas governamentais, certo? Acho que não entendemos o espírito da coisa, aqui no Brasil.