Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Lixo Maravilhoso






Talvez tenha sido o filme mais bonito que assisti este ano. Confesso que  lágrimas correram dos olhos. Em 2009, no Rio de Janeiro fui no Museu de Artes Modernas ver a exposição de Vik Muniz, fiquei impressionado. Em 2009  ele foi filmado o  documentário Lixo Extraordinário que foi indicado ao Oscar 2011, mas não levou.

Vik Muniz é paulista da baixa classe média que foi cedo aos EUA e hoje mora em Nova York, seu estúdio é no Brooklin.  Ele talvez seja hoje o artista plástico brasileiro mais conhecido no mundo.

O filme praticamente se passa no aterro do Jardim Gamacho, em Duque de Caxias, RJ, que é o lixão do Rio e ao lado existe a favela dos catadores do lixão, ele convidou alguns catadores, tirou algumas fotos  e fez ao lado um pavilhão.

 As fotos refletidas no chão do pavilhão foram preenchidas pelo lixo. E a exposição foi um sucesso. O lucro auferido com o leilão, em Londres,  das fotografias originais foi destinado aos catadores. Tudo isso está no filme. Recomendo.

Filme produzido pelos diretores brasileiros João Jardim e Karen Harley e pela diretora britânica Lucy Walker, com participação na produção-executiva do diretor Fernando Meirelles e na trilha sonora do produtor de música eletrônicaMoby.




2 comentários:

Pulha Garcia disse...

Excelente. Vi e recomendo vivamente.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Abraço, Pulha, o nosso grande sacana.