Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 27 de outubro de 2012

Pronto, Eu Falei de Flores




Tudo bem, admitiamos, o  PT aprimorou o projeto tucano, a questão é que o PT -- e a esquerda latino americana -- tem um projeto de poder que pode ser perigoso, porque em todos os países que governam e exercem o poder tem  dificuldade em conviver com críticas e oposição.

Essa história de que a oposição não tem discurso é muito relativa, porque a falta de discurso é geral.

O mundo do século XXI é absolutamente turvo.

O PT está no poder e ali quer ficar e vai fazer de tudo para ali permanecer. O fato é que ele tem que conquistar os corações e mentes dos brasileiros e assim faz entregando aos mais humildes -- o que não é de todo errado -- o bolsa família. 

Será que o PT tem interesse em modificar essa situação? Será que o PT tem interesse em fazer com que essas pessoas tenham mais educação, mais consciência, sejam mais críticas, sejam mais abertas?

Porque a grande maioria das pessoas mais abertas, mais críticas e com mais consciência quer - hoje -  distância do PT.

Este é o ponto.

5 comentários:

guimas disse...

É impressionante. Ali no post sobre o whatever falas de mentes fechadas.

Aí descambas a criticar o PT por problemas que TODOS os partidos apresentam. TODOS.

Esse é o ponto!

Olha só:

"...porque em todos os países que governam e exercem o poder tem dificuldade em conviver com críticas e oposição."

Sim. Os tucanos conviveram super bem com a oposição aqui. Aceitaram todas as críticas, e foram absolutamente democráticos em suas respostas. Só que não. Sem a ajudinha da imprensa, o governo FHC teria sido um inferno.

"O PT está no poder e ali quer ficar e vai fazer de tudo para ali permanecer."

Me diz um partido que não quer permanecer no poder. Me diz um que não "faz de tudo".

"Essa história de que a oposição não tem discurso é muito relativa, porque a falta de discurso é geral."

O PT no governo tem um discurso definido. Os mentes fechada, anti-petistas, esquecem isso e, de repente, falam bobagens como "falta de discurso geral".

A oposição não tem discurso porque, mesmo dez anos depois de sair do poder, ainda acha que basta falar mal do PT para receber votos. Mudou, hoje precisa mais do que escândalos na Veja pra se eleger. O Serra é a prova viva disso.

"Será que o PT tem interesse em modificar essa situação? Será que o PT tem interesse em fazer com que essas pessoas tenham mais educação, mais consciência, sejam mais críticas, sejam mais abertas?"

Eu acho que o PT demonstra mais interesse nisso do que, por exemplo, a Veja (que hoje é O partido político da oposição). A oposição, que só vai no embalo da Veja, é o mesmo.

"Porque a grande maioria das pessoas mais abertas, mais críticas e com mais consciência quer - hoje - distância do PT."

As pessoas de mente aberta e "mais consciência" querem distância de todos os partidos, não só do PT. A tua mente, fechada, enxerga só as críticas ao PT. Ignora, por exemplo, a rejeição de Serra.

E a tua mente fechada, Maia, considera que "mais consciente" é quem é anti-petista. Tu falas que o mais necessário é a inclusão social, mas só sabes criticar o partido que colocou inclusão social na agenda brasileira como item mais importante!

Criticas, por exemplo o Chavez (que é um exagerado), mas foi ele que colocou inclusão social na pauta da Venezuela. E que está forçando a oposição a mudar de discurso sobre as políticas sociais. O terrível ditador Chavez.

"Esse é o ponto."

Ogro Zen disse...

Até nos erros é(são) RATATOULLIE!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não estou generalizando, Guimas, o PT tem boas cabeças, mas nem todas são boas assim. Veja, por exemplo, o atual presidente do partido, sigo ele no twitter, é um incendiário, um troglodita, um cara que não tem nenhuma condição de conviver com valores republicanos.

O PT não tem um discurso definido, tinha quando era oposição e abandonou tudo em nome da boa prática -- e ainda bem que fez isso.

Porque seria um caos se o PT adotasse no governo o que diz quando oposição.

Mas temos de ir além e ultrapassar esse muro ideológico, rezo isso todos os dias, mas vou continuar a críticar as hipocrisias dos donos do poder.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sim, sim, a esquerda latino americana aprimorou a necessária inclusão social, mas sempre -- e é disso o que estou falando -- alimentando antagonismos. Não é necessário alimentar antagonismos para se fazer inclusão social.

guimas disse...

Maia,

"o PT tem boas cabeças, mas nem todas são boas assim."

Como qualquer partido. Só ousaste criticar o Serra quando viste que o barco naufragou. Antes, só elogios. E era o mesmo Serra. É um exemplo, Maia, dos teus dois pesos, duas medidas.

"O PT não tem um discurso definido, tinha quando era oposição e abandonou tudo em nome da boa prática..."

O que é uma deslavada desonestidade intelectual. O PT tem um discurso de inclusão social definido, sendo colocado em prática há dez anos. Mudou em relação ao discurso de 1995? Sim, mudou, e muito. Evoluiu.

"Não é necessário alimentar antagonismos para se fazer inclusão social."

O divertido é que a tua definição de "alimentar antagonismos" é "não modificar o status quo". Não se pode fazer inclusão social sem quebrar alguns ovos que a zélite brasileira preza tanto, Maia.

Talvez Lula seja mestre em apaziguar estes "antagonismos", mas mesmo assim é odiado e desprezado pela zélite. Antagonismos sempre surgirão. Aqui no Brasil, por exemplo, o Bolsa-Família "alimenta" antagonismos por todos os lados - e tu sabes disso bem.

Mas tudo bem, Maia. Teu discurso vive de platitudes e generalidades aristocráticas. Eu só venho aqui comentar porque me divirto vendo tu tentares te explicar - e não conseguindo, sempre.