Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Quilombo -- Que Nunca Foi Quilombo -- da Família Silva





O Brasil precisa fazer justiça social, inclusão social e tudo isso é lindo e maravilhoso. Ocorre que muitas vezes essas ações de inclusão social são feitas ao atropelo, forçando a barra. É o caso, por exemplo, do único quilombo urbano do Brasil, localizado em área nobre de Porto Alegre, perto da Av. Nilo Peçanha entre o Colégio Anchieta e o Shopping Iguatemi. 

Os quilombos, como bem se sabe, foram formados por escravos que fugiram da escravidão  e constituiram comunidades quilombolas, sempre localizadas em áreas rural  de dificil acesso.

O art. 68 do ADCT da Constituição de 88, diz que aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva.

E o que aconteceu com o chamado Quilombo dos Silva?  segundo os dados do INCRA, um casal, ele vindo de São Francisco de Paula, RS e ela de Cachoeira do Sul, RS, se estabeleceram naquele local nos anos 1940; ou seja depois de 1888, e seus descendentes continuam  habitando o local, como posseiros,  em 13 residências humildes, imóveis registrados em nome de outros proprietários.

Ações de Usucapião foram propostas pelos herdeiros e possuidores e a Justiça não reconheceu a posse pacífica dos Silva. Todas essas ações foram julgadas improcedentes.  Em 2003 os proprietários entraram com ação de  despejo, sendo que  a Brigada Militar foi acionada para executar a medida  para retirada dos Silva, mas não houve  sucesso, por conta de forte pressão social.  A Procuradoria da República ingressou, então,  com a tese de que aquela área era  quilombola, o que não é verdade, maso governo Lula, em decreto de 2005, assim entendeu. decretou a área como quilombola.

Essa é a história do quilombo -- que nunca foi quilombo -- da família Silva.



Fonte: trabalho de graduação de Mario Roberto Weine Correa na história e ciências sociais da UFRGS.

Nenhum comentário: