Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 29 de dezembro de 2012

Eles Não Usam Black Tie

Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri no filme de Leon Hirszman, Eles Nao Usam Black Tie


Os bisnetos de Romana

Crônica de Moises Mendes publicada hoje na Zero Hora

A classe C é o mais novo desconforto do Brasil. Há um temor quase silencioso com o que vai virar essa ascensão da periferia. Fernanda Montenegro, por exemplo, disse publicamente anteontem o que muita gente gostaria de dizer, mas apenas sussurra em conversas de comadres.

Fernanda está incomodada com a ampliação do espaço para personagens pobres e caricaturais nas telenovelas. O que ela pensa é forte: “A classe média perdeu lugar na ficção. Sinceramente, não aguento mais”.

E você aí, o que diz? Eu tenho saudade de Avenida Brasil, da mesona da casa do Tufão, do suco de laranja que todo mundo bebia em todas as casas (por que não bebiam suco de uva, de limão, de jaca?), da gritaria, das bufadas da Carminha.

*

Nunca tinha visto uma novela inteira. Aceitei Avenida Brasil na minha vida sem muito esforço. Queria ter escrito aquela novela, ou dirigido, ou participado como contrarregra ou como auxiliar técnico do Divino. Queria ter pensado aquele final com aquele gol de pênalti. Que ciúme os atores devem ter sentido de Murilo Benício, o nosso Al Pacino.

Pois o problema, para quem ainda não se acostumou com a nova classe média suburbana, é que esses ex-pobres agora são protagonistas. Em novelas das oito, em aeroportos, em cinemas, em restaurantes, em filas de espera de carro zero. O antigo núcleo de pobres das novelas é agora o núcleo central das tramas.

No Brasil real, também será assim. As ruas do Brasil estão cheias de Tufões, parentes e agregados. A universidade está sendo invadida por esse povo. A música que toca é a que a classe C quer ouvir (prefiro música de caminhão de gás, dessas que grudam no ouvido todo fim de semana, a ouvir trilha de novela, mas a classe C é o mercado).

O turismo investe cada vez mais na classe C. Produtos vagabundos são rejeitados pelos ex-pobres. Até os fabricantes de blindagem para carros estão de olho nos ascendentes. A questão é a concorrência que se estabelece com a velha classe média.

Você vai dizer que está tudo bem, mas que seu vizinho, seu cunhado ou seu primo de fato se incomodam com os que subiram na vida. Que, pensando bem, há lugar para todos, que tem carro e TV LED em abundância e que um dia haverá avião para toda essa gente.

*

Fernanda Montenegro é a nossa diva, a maior atriz brasileira de todos os tempos, e já fez muitas personagens pobres, como a Dora que escrevia cartas para analfabetos em Central do Brasil.

Fernanda também foi Romana, a mulher do metalúrgico Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), em Eles não Usam Black-tie, o belo filme de Leon Hirszman, do início dos anos 80 (lembram daquela cena de chorar em que os dois escolhem feijão na mesa da cozinha?). Romana é da época das greves no ABC paulista, do tempo da visão romântica e distanciada que a classe média urbana tinha do pobre e dos operários.

Os netos e os bisnetos das Romanas e dos Otávios estão aí agora. Eles são a classe C ascendente. As avenidas e as novelas do Brasil são deles. Não há o que fazer.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Piada do Ano



Olha, numa boa, o Brasil está com grave problema energético, nossa produção de energia não consegue, em momentos de pico, atender a demanda, dar energia para todos. Sempre se disse e sempre se acreditou que Dilma é uma grande gerente de energia. Pois agora o país está caindo na real e parece que cochilamos no investimento. Se fosse na época de FHC, o PT estaria dizendo que o governo é incompetente. Não vou dizer que Dilma seja incompetente, mas sonolenta.

Semana passada, durante as chuvas que atingiram Porto Alegre fiquei sem luz na quinta e na sexta feira. E isso que moro em um bairro classe média. Se morasse em bairro de baixa renda, estaria sem luz há mais tempo.

Para quem não sabe é importante que se diga, os gestores do sistema energético nacional, controlado pelo governo, podem determinar qual região, em momento de grande consumo, ficará sem energia.

Geralmente, para variar,  são as regiões mais pobres, os grotões do Brasil. Por que isso? Porque no fundo, no fundo, o governo morre de medo da classe média dos grandes centros urbanos, que tem opinião e se mobiliza para protestar contra um governo incompetente.

E hoje Dilma disse que tudo está tudo muito bom e sob controle e que não há de se falar em racionamento.... Talvez seja essa a piada do ano.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

So

O tal comandante que se acha o herdeiro dos Maias.


Então, o mundo não acabou e a profecia Maia nos enganou. Dizem eles que algo melhor virá que se tratava apenas do início de uma nova era. Os Zapatistas saíram encapuzados no sul do México, o ícone revolucionário, o tal comandante Pastora, falou algumas palavras de ordem.

Alguns ouviram e muitos não, sua voz foi postada nas redes sociais, outros estavam preocupados com o calor de 41 graus e com os presentes natalinos, poucos sabem quem é o comandante zero.

Foram sete dias longe das postagens do Blog. Nessa época pouco acontece. No Egito, a irmandade muçulmana aprovou uma constituição problemática porque religiosa. Isso não é bom, porque não combina com os tempos atuais.

Estou na praia e o serviço de telefonia é péssimo, o modem engatinha, o sinal é uma vergonha, mas o preço continua alto. Sim, vão culpar o Fernando Henrique que implantou o sistema há quase 15 anos, como se nesse tempo todo, os governantes não tivessem nenhum tipo de poder para mudar o que não está dando certo.

Comprei a premiada  biografia  do Marighella, pretendo ler deitado na  rede ouvindo Brahms ou coisa assim, estou a ler Marx sobre a revolução e as lutas de classe na França revolucionária, meu ranço marxista continua, apesar de meu espírito crítico -- que alguns acham que é alienação.

O natal passou o ano-novo vem aí e que os maias -- e o Maia -- tenham razão que uma nova era se inicie, com justiça social e respeito a santa liberdade.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dicas Para o Fim do Mundo

A maravilhosa Kirsten Dunst, no dia do fim do mundo, tomando banho de Melancholia

Não estoquei nada, talvez beba hoje um dos bons malbecs com um patê que comprei no exterior e aquele baguette especial da Padre Chagas. Talvez ouça o quarteto americano do Dvorak.

Ouvi dizer que na Austrália -- e lá já é 21 -- o mundo ainda não acabou.

Depois de tudo isso, vou ligar a tv e assistir ao  filme" Melancholia" do Lars Von Trier que trata exatamente deste assunto, o fim do mundo.

Os cientistas estão a dizer que nada vai acontecer.
Nós que estamos todos no mesmo barco planeta,
acreditamos na tecnologia, na ciência e na religião,
essas inevitáveis válvulas de escape.



Kirsten Durst, na véspera do fim do mundo, sentada em diversas cadeiras no dia de seu casamento, do filme Melancholia


Sobre o filme Melancholia veja aqui.


 

A Inimiga da Educação


A intransigente Rejane Oliveira, presidente do CPERS, ela defende com unhas e dentes um plano de carreira da década de 70 para uma educação do século XXI

Inimigos da Educação
Rosane Oliveira na Zero Hora de hoje.

Está ficando cansativo o samba de uma nota só da professora Rejane de Oliveira, presidente do Cpers, a cada votação de reajuste para o magistério. Como os índices não chegaram ao piso salarial que já deveria estar sendo pago à categoria, o Cpers pressionou pela rejeição da proposta, como já havia feito na votação anterior. Os professores sabem que os deputados não têm poder para aumentar gastos. Ou rejeitam ou aprovam o que o governo propôs. Ontem, aprovaram os 28,98% em três parcelas, que, se não é o ideal, pelo menos representa uma correção superior à inflação.
Como porta-voz do Cpers, Rejane encarna a fúria sindical que não aceita ponderações, se recusa a examinar os números, cola nos governadores o rótulo de “inimigos da educação”. É verdade que Tarso Genro não está cumprindo a promessa de pagar o piso, feita na campanha eleitoral, e que só recentemente passou a questionar o reajuste do mínimo pela evolução do Fundeb. Mas também é verdade que o magistério nunca teve reposição salarial tão significativa. Nenhuma categoria conseguiu tanto em dois anos, mas sobre isso o Cpers não quer falar.
O PT está sentindo o efeito bumerangue do apoio que deu ao Cpers quando o alvo da fúria eram seus adversários. Agora, os deputados dizem que a entidade não representa a maioria dos professores. Quando Mariza Abreu dizia isso, no governo de Yeda, o PT se abraçava à presidente do Cpers para dizer que a então secretária estava cometendo uma heresia.
O Cpers é um sindicato e, como tal, fala muito em direitos e conquistas e pouco em deveres. Diante da postura intransigente de seus representantes, convém perguntar: por que a direção do Cpers não expressa preocupação com os maus resultados da educação no Rio Grande do Sul? Por que a professora Rejane não valoriza as iniciativas de seus liderados que fazem esforços monumentais para melhorar a qualidade da escola oferecida às crianças do Rio Grande do Sul? O que o Cpers faz pela
educação além de bater sineta por aumento salarial?
Professor de escola estadual ganha pouco. Deveria receber muito mais pela responsabilidade que tem, mas os governadores não contam com máquinas de fabricar dinheiro. Precisam gerir um orçamento apertado, lidam com demandas de todas as áreas e não podem ser classificados de “inimigos da educação” apenas porque não conseguem pagar o mínimo nacional a uma categoria numerosa, que goza de aposentadoria especial, tem um plano de carreira dos anos 1970 e se recusa a discutir as mudanças previstas na própria lei do piso.

Lula Tem De Ser Investigado

Livros Sobre Corrupção no Brasil


Não existem, ainda, provas sobre a participação do ex presidente Lula, aquele que nunca sabe de nada, nos esquemas de corrupção.

Por muito menos outras pessoas foram investigadas. Por que não investigar Lula?

Porque ele foi bonzinho, foi o pai dos pobres, transformou posses precárias em áreas quilombolas, porque ele fez a necessária inclusão social?

Nada disso importa, porque os fins não justificam os  meios.

Um dos maiores esquemas descobertos de corrupção da história da república, processo que foi julgado, com grandes condenações, teve seu núcleo central na antesala do ex presidente. Mas ele não sabia de nada.

Sua secretária, pessoa muito próxima, foi recentemente denunciada por corrupção e tráfico de influência.

Marcos Valério, que emprestou dinheiro para o PT, que agendou diversas reuniões na antesala do gabinete do ex presidente, que era chamado, inclusive, de companheiro, disse que Lula foi beneficiado pelo esquema.

Lula,  não existe ainda prova contra ele, se as investigações continuarem corre o risco de ser condenado ou por  prevaricação, peculato e corrupção.

Quem vai decidir se Lula deve ou não ser investigado é o procurador da república, Roberto Gurgel.

Mas tudo indica, considerando todo o contexto do esquema que Lula vai ser sim investigado.

Segundo o procurador-geral disse que vai analisar em "profundidade" e "rapidamente" as declarações de Valério para avaliar quem são os beneficiários dos depósitos e o contexto em que eles foram realizados, conforme a Folha.

Vagabundos



Lula ontem acuado, porque vai ser investigado:

“Só tem uma possibilidade de me vencerem: se trabalharem mais do que eu. Mas se ficar um vagabundo em sala de ar-condicionado falando mal de mim, vai perder”.

FHC que queria aprovar a Reforma da Previdência -- e impedir aposentadorias precoces -- aquela mesma reforma que o PT era contra e quando governo aprovou piorada:

"Pessoas que se aposentam com menos de 50 anos são vagabundos,"

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cinco Estrelas Para a Separação




Um dos melhores filmes de 2012, o iraniano "A Separação". É sempre bom e salutar sair dos padrões hollywood.

Não se trata de um filme político contra o regime de Ahmadinejad. Mas mostra uma inusitada realidade do que é o Irã nos dias de hoje e sua justiça sem advogados, a prova é direta.

Um casal  classe média em processo de separação e a relação que eles têm com outro casal de baixa renda que precisa de dinheiro para sobreviver. Luta de classes? Talvez.

Diálogos ótimos, atores fantásticos, bem filmado e dirigido. Cinco Estrelas.


Rose e Zé Dirceu na Bahia no Feriadão de 15 de Novembro



Uma semana antes de ser detida pela Polícia Federal, Rose e seu marido, João Vasconcelos, passaram o feriado de 15 de novembro, como mostram as fotos em que a ex-secretária apareceu ao lado do ex-ministro José Dirceu (de bermuda da marca francesa Vilebrequin, à venda por cerca de 600 reais no Brasil) e da namorada dele, Evanise Santos (de óculos Prada), numa casa de frente para o mar na praia em Camaçari, na Bahia. Rose ainda era a chefe do gabinete regional da Presidência. Não é o único episódio a demonstrar a proximidade dos dois. Em maio deste ano, quando o STF ainda se preparava para julgar o mensalão, Rose contou a Paulo Vieira que havia levado Dirceu para fazer compras, para relaxar. “Fiquei feliz. Levei ele ao Ricardo Almeida à tarde para fazer umas roupas que ele tava precisando, e achei ele melhor, porque ultimamente ele andava muito nervoso. Achei um astral melhor.” Não foi à toa, portanto, que, no dia em que foi detida pela PF Rose telefonou para Dirceu para informar o que estava ocorrendo. Ele disse que nada podia fazer. Antes, ela tentara, sem sucesso, falar com o ministro da Justiça, o mesmo que acolhera seu pedido de audiência com a juíza Vivian. Os rolos de Rosemary e Paulo Vieira ilustram à perfeição como certos petistas construíram uma carreira bem-sucedida graças aos laços de intimidade com os amigos do governo.

Do Blog do Augusto Nunes.

Não sei onde Zé Dirceu vai se refugiar nos feriados de fim de ano, mas uma coisa é certa: ele não vai dormir direito, porque a qualquer hora, a qualquer momento sua prisão pode ser decretada.



A Colônia Africana em Porto Alegre



Em Porto Alegre, no final dos séculos XIX e início do XX, havia a Colônia Africana, localizada hoje em  área nobre da capital gaúcha, da Av. Ramiro Barcelos, Castro Alves, IPA e Protásio Alves. Essa colônia se localizava atrás das fazendas das famílias Mostardeiro e Mariante (hoje  nome de ruas naquela região do Bairro Rio Branco e Moinhos de Vento). Segundo Eduardo Kersting no livro Negros e Modernidade Urbana em Porto Alegre, A Colônia Africana se formou a partir de escravos libertos das fazendas Mariante e Mostardeiro que se instalaram em locais menos cobiçados das antigas chácaras e que depois foi também ocupada por pessoas que ficavam a parte do modelo de sociedade urbana que se formava, ou seja eram excluídos socialmente. Essa Colônia Africana tem muito mais características de ter sido um Quilombo, do que o Quilombo dos Silva, o qual nunca foi um quilombo.

O Quilombo -- Que Nunca Foi Quilombo -- da Família Silva





O Brasil precisa fazer justiça social, inclusão social e tudo isso é lindo e maravilhoso. Ocorre que muitas vezes essas ações de inclusão social são feitas ao atropelo, forçando a barra. É o caso, por exemplo, do único quilombo urbano do Brasil, localizado em área nobre de Porto Alegre, perto da Av. Nilo Peçanha entre o Colégio Anchieta e o Shopping Iguatemi. 

Os quilombos, como bem se sabe, foram formados por escravos que fugiram da escravidão  e constituiram comunidades quilombolas, sempre localizadas em áreas rural  de dificil acesso.

O art. 68 do ADCT da Constituição de 88, diz que aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva.

E o que aconteceu com o chamado Quilombo dos Silva?  segundo os dados do INCRA, um casal, ele vindo de São Francisco de Paula, RS e ela de Cachoeira do Sul, RS, se estabeleceram naquele local nos anos 1940; ou seja depois de 1888, e seus descendentes continuam  habitando o local, como posseiros,  em 13 residências humildes, imóveis registrados em nome de outros proprietários.

Ações de Usucapião foram propostas pelos herdeiros e possuidores e a Justiça não reconheceu a posse pacífica dos Silva. Todas essas ações foram julgadas improcedentes.  Em 2003 os proprietários entraram com ação de  despejo, sendo que  a Brigada Militar foi acionada para executar a medida  para retirada dos Silva, mas não houve  sucesso, por conta de forte pressão social.  A Procuradoria da República ingressou, então,  com a tese de que aquela área era  quilombola, o que não é verdade, maso governo Lula, em decreto de 2005, assim entendeu. decretou a área como quilombola.

Essa é a história do quilombo -- que nunca foi quilombo -- da família Silva.



Fonte: trabalho de graduação de Mario Roberto Weine Correa na história e ciências sociais da UFRGS.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um Julgamento Exemplar

Que maravilha, o PT gaúcho homenageando o corrupto e quadrilheiro Zé Dirceu, no último fim de semana.


Nunca houve na história deste país um julgamento tão transparente e participativo do que esse, de mais de 50 sessões, todas ao vivo, do mensalão. Todo mundo deu palpite, se discutiu e, no final das contas, a decisão foi dura.

Corrupção, peculato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, todos esses crimes do colarinho branco -- que se jogava para baixo do tapete e nunca foram punidos -- de acordo com essa nova jurisprudência que não exige mais prova cabal  do ato de ofício que aplica penas nada brandas. Os espertos não terão mais lugar, é o que se espera.

A grande questão que vai ocorrer nos próximos dias é que o STF ingressará em recesso, de 20 de dezembro até 31 de janeiro de 2013, e a presidência estará a cargo de Joaquim Barbosa que pode, num canetaço, determinar a prisão imediata dos acusados. Te cuida Zé Dirceu.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Viva o Fetiche da Mercadoria


Eu sei que é fetiche ou como dizia Marx, o fetiche da mercadoria que gera a nossa alienação,  mas inequivocamente, a Coca-Cola fica com  gosto melhor quando se toma em um copo de Coca-Cola.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Tipicamente Americano



Adam Lanza



Não foi a primeira vez e não será a última. Por que  um sujeito entra armado num colégio exatamente  na aula de sua mãe, atira nela e em mais 20 crianças e 6 adultos. Por que? Por que? Por que?

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Típico de Terceiro Mundo



Comentário do nosso amigo Pablo Villarnovo no Facebook:

Deixa eu ver se entendi. As pessoas solicitam visto no Consulado Americano. O Consulado envia os passaportes via Correios. O gigante estatal não dá conta do serviço e milhares de pessoas são prejudicadas. O Consulado Americano contrata uma empresa particular. Os Correios entram na justiça.

Bem vindo ao estatismo monopolista brilhante da esquerda. O povo que se dane.

 

Sobre a Possível Ausência de Chávez


Os comandantes Chávez e Fidel.


Dizem que a situação cirúrgica e pós cirúrgica de Chávez é complicada. Uma perguntinha, se não existem bons hospitais na Venezuela, por que o comandante não foi para Boston nos EUA? Não, ele resolveu ir para um país que não tem nenhuma tradição em fazer cirurgias. É valente esse comandante.

E o problema agora é que se ele não comparecer a posse a Venezuela corre o risco de ter de realizar novas eleições. Chávez ganhou por diferença de cerca  10 pontos de Capriles, se a oposição competir contra Nicolás Maduro, o poste de Chávez, pode ter êxito.

Todos estão a falar da Venezuela sem Chávez, como se ele já tivesse batido as botas.

Numa boa, sendo apenas racional, seria muito bom para a  democracia da Venezuela e  da América Latina a ausência de Chávez. É certo, também, que tudo ficaria um pouquinho mais chato, porque ele é realmente uma figura. O mesmo pode ser dito a respeito de Fidel.

Please e Thank you




Tive de escrever uma mensagem em inglês para esses sites de games on line, porque meu filho assim pediu. Comecei com Please e terminei com Thank you. Meu filho disse, pai esse teu texto é  ridículo, tira o Please e o Thank you. E assim, um pouco contrariado, procedi.

Fiquei pensando, nas gerações anteriores se utilizava Vossa Senhoria e Vossa Excelência, linguagem que ainda sobrevive no jargão jurídico. Na minha geração sempre se utilizou o por favor e o obrigado.

E a nova geração, que nasceu depois do ano 2000,  parece que está deixando de lado qualquer tipo de formalismo. O fundamental é o foco, como dizem os americanos, sem rodeios.

Dilma 78%

Na Rússia, onde visitou o primeiro-ministro Dmitri Medvedev, Dilma recebeu notícia positiva sobre a aprovação de seu governo.


Se eu fosse ouvido pelos institutos de pesquisa estaria entre os 78% do povo brasileiro que aprova o governo Dilma. Pois é, apesar do pibinho, das falcatruas de corrupção do governo do seu antecessor, do qual ela fez parte (não da corrupção), Dilma consegue obter altos índices de popularidade. Parabéns para ela.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Diferença Entre o PT e Os Outros Partidos




Quando o PT era oposição -- e ninguém faz oposição melhor que o PT -- se dizia que era o partido mais ético, mais correto, mais justo e tudo o mais.

Com base em promessas do tipo: vamos construir um Brasil decente, o PT e Lula conseguiram sentar na cadeira do poder. E governaram e estão governando. Isso já faz 10 anos.

O Brasil consciente já sabe que o modo petista de governar não é dos mais éticos. Ou seja, o PT, no mínimo, é igual aos outros partidos.

Mas nos outros partidos quando um deputado, um ministro é pego na falcatrua, o partido já toma as providências: afasta, expulsa; como o fez os Democratas com o salafrário do Demóstones.

O PT é diferente, companheiros são pegos cometendo ilícitos. O partido todo se solidariza com os companheiros. Eles são julgados e condenados. E o PT - através de sua presidência e seus políticos -- ficam dizendo tentando convencer a opinião pública -- o que é fácil nesse desinformado Brasil -- de que a elite quer aprontar contra o governo dos pobres.

O PT é igual aos outros partidos, isso todo mundo sabe, a diferença é que o pessoal do PT é solidário com o crime.

A Listinha, a Histeria e o Show Que Vai Continuar



Vamos, então,  fazer uma listinha do  que existe contra Lula.

1. Procurou Gilmar Mendes para atrasar julgamento do mensalão, no escritório do amigo comum Nelson Jobim. A preocupação não era apenas eleitoral, havia, também, como se sabe hoje, algo de pessoal.

 2. As reuniões entre Marcos Valério, Delúbio, Genoino  e José Dirceu - e isso está provado -- ocorreram na sala da casa civil, ao lado do gabinete de Lula. Qual a pauta que eles trataram com esse "marginal"? O Diário Gauche chegou até a comparar Valério com  Fernandinho Beira Mar, mas este  nunca foi ao planalto na época de FHC e nunca se soube de qualquer relação entre os dois.

3. O mensalão existiu, o STF, composto por maioria de juízes nomeados por Lula e Dilma, decidiu que houve movimentação de R$ 130 milhões de reais, corrupção, peculato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Lula não sabia de nada?

4. A Secretária de Lula e pessoa intimamente ligada a ele e José Dirceu (Rosemary e Dirceu passaram juntos na Bahia, o feriadão de 15 de novembro)  foi pega em conversa telefônica apurada pela Polícia Federal, envolvida em tráfico de influência com diretores de Agências e acusação de corrupção. Lula fez as nomeações dos companheiros - que de técnicos não tinham nada -- ele não sabia de nada? Rosemary e Lula viajaram muitas vezes no Aerolula, sobre que conversavam?

5. Marcos Valério em depoimento ás autoridades diz que Lula está envolvido, que sabia de tudo. O PT entra em histeria. Acionam a metralhadora giratória, acusam FHC de ter feito a lista de furnas, acusam o Gurgel de ser partícipe do escambau.  Jornalistas com "grande credibilidade" como Nassif e Paulo Henrique Amorim dizem que golpe está havendo.

Pipocas, quando Marcos Valério, que também trabalhou para os tucanos, emprestou dinheiro ao PT (será que Lula sabia?) ele não era nenhum canalha. Agora ele é tido pelos petistas como o marginal dos marginais, porque operador de um esquema que o agentes graduados do partido integraram. Quanto paradoxo.

No mínimo, no mínimo, tem que haver investigação, porque, ao que tudo indica,  o show vai continuar, porque Valério disse que entregou provas das denúncias à Procuradoria.




Bizarro, Muito Bizarro



Ah, sim: Como o PT chama Valério de deliquente se o crime q ele cometeu e pelo qual foi condenado - o mensalão - jamais existiu?

Twitter do Noblat ontem.

Porque Estética é Fundamental



Gosto se discute sim, porque o mau gosto existe e está por ai.  As cidades brasileiras têm um grave problema: a estética da violência. Nossas cidades são gradeadas. E o pior, não há nenhum padrão de simetria nessas grades. É uma liberalização total, cada um coloca a grade que bem entender, do estilo e cor que quiser.

Existem pequeníssimas exceções.  Em Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro, os moradores são obrigados a manter o mesmo padrão de grades nos prédios. Se a estética do medo é necessária, então, pelo menos, vamos  manter um padrão.

E isso não é preocupação pequeno burguesa, porque, parafraseando o poeta, estética é fundamental.

Outra questão complicada diz respeito aos fios que ligam nossa cidade de cabo a rabo. São diversos fios e cabos  de vários serviços, eletricidade, telefonia, tv a cabo, serviço de banda larga etc. Além disso,  cada empresa instala, como bem entender,  a sua fiação, sem nenhum controle ou regulação dos entes públicos.

Na rua principal de Gramado, a prefeitura determinou que essas conexões, inclusive elétrica, devem ser subterrâneas. E aquela "disneylândia bávara" se tornou um pouco menos cafona. Mas ficou bem melhor, exemplo a ser seguido.

Esses serviços que custam caro ao consumidor e, muitas vezes, são ineficientes deveriam sim ter alguma regulação e fiscalização, a fim de  padronizar e que as empresas possam compartilhar esses cabos e fios, diminuindo sua quantidade.

Mas tudo é complicado neste Brasil dos mensalões e  quadrilheiros. O Estado que deveria regular e fiscalizar essas atividades, colocando em suas estatais gente competente e séria é completamente omisso.

E essa crônica  desorganização, essa liberalização sem controle e fiscalização, essa falta de senso estético, todo esse descaso está a transformar as cidades brasileiras em verdadeiras babéis do mau gosto.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

E o Rei Está Nu





A estratégia dos ortodoxos defensores do inatingível rei dos caras é a cortina de fumaça.

Do tipo assim, desqualificar a fonte, como tentam fazer contra o Estadão, que apenas copiou e colou depoimento do operador na polícia; ou, então, dizer que quando a oposição era poder -- isso faz mais de dez anos -- se varria a corrupção para baixo do tapete.

Ou aquela outra desculpa - para lá de esfarrapada -  de que o órgão máximo do nosso judiciário, composta por juízes indicados pelo próprio governo, está hipnotizado pelas manchetes dos jornais e por isso condenaram os companheiros sem provas.

Ora, ora, essa choradeira não se justifica. Existem provas de  reuniões oficialmente agendadas com o operador na antesala presidencial, além disso, tem muito relevo  a movimentação financeira de R$ 135 milhões de reais, provada e comprovada pela via documental.

Os defensores do inatingível  estão a perguntar, mas por quê, por quê apenas agora o operador botou a boca no trombone e acusou o rei da popularidade? Que credibilidade pode ter uma pessoa condenada a 40 anos de prisão?

Quando este empresário/operador foi procurado pelo PT ele tinha toda a credibilidade do mundo, tanto é assim que emprestou dinheiro, via contrato de financiamento ( e essa é uma prova forte) ao PT. Agora que ele foi condenado e abandonado sua credibilidade foi para o espaço?

O que mais esse pessoal  tem a dizer?

Repito, o que interessa é o depoimento do operador na polícia. Ele apenas está a repetir e confirmar o que parte da opinião pública já sabe: o rei está nú, porque ele sabia de tudo.

Vale lembrar, Fernando Collor por muito menos foi pego e teve de renunciar, tudo por conta de uma camionete Fiat Elba.

Por isso a estratégia desse pessoal  é  tentar desqualificar a grande mídia, fundamental no Brasil de nossos dias, como se o momento adequado para esse debate fosse agora. Exatamente agora quando os podres estão aparecendo.


O Inatingível Rei dos Caras

O inatingível rei dos caras é notícia na mídia internacional



Ou Não se Cospe Sobre o Prato Que Comeu

Não adianta querer desqualificar o operador, não adianta dizer que ele mentiu, porque quem o contratou e recebeu os seus préstimos, já sabia que coisa boa não viria. Esse empresário, antes de fechar negócio com os donos do poder já havia trabalhado com a oposição em Minas - nesse mesmo tipo de negócio que não cheira nada bem. Quem prometeu um país decente e contratou esse operador,  sabia disso tudo, é o risco do empreendimento.

Se o contratado, o operador do esquema, resolveu abrir a boca na polícia é porque tinha suas razões. O que parece insustentável e inadmissível  é a tese de que o cara, o inatingível rei dos caras,  nunca sabe de nada. Ele que foi o maior favorecido pelo esquema, seus projetos - muitos dos quais impopulares -- foram aprovados. Por quê motivos ele não iria saber? E não adianta falar agora que tudo isso é invenção dos jornais, porque o depoimento está ali na delegacia de polícia.

Quem lê os jornais sabe do que se trata e já tem seu ponto de vista bem definido. Quem não lê fica a ver navios. No nosso país de pessoas mal informadas esse assunto - tão grave - não vai ter a mínima importância. Se o cara tiver peito de concorrer novamente certamente será eleito afinal ele é o inatingível rei dos caras.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Niemeyer o Inatingível

 
O Tio Rei, o controvertido Reinaldo Azevedo -- sim ele as vezes pega pesado -- está sendo crucificado por parte da opinião pública apenas porque disse que Niemeyer tinha uma metade gênio e outra idiota. Este Depósito concorda com o Tio Rei. Realmente, Niemeyer foi um gênio das linhas curvas, em seus trabalhos e esboços, mas ao mesmo tempo, foi um cara ideológicamente conservador, defensor de Stalin e do Stalinismo, de Fidel e da dinastia Castro. Com todo o respeito aos idiotas, mas somente eles podem defender esse tipo de tirania.
 
Leonardo Boff, e leio isso no Alfabetizados Políticos, diz que Azevedo é um escaravelho rola bosta:
Mas não nos causa surpresa; a revista assim fez com Paulo Freire, Cândido Portinari, Lula, Dom Helder Câmara, Chico Buarque, Tom Jobim, João Gilberto, frei Betto, João Pedro Stédile, comigo mesmo e com tantos outros. Ela é um monumento à razão cínica. Segue desavergonhadamente a lógica hegeliana do senhor e do servo; internalizou o senhor que está lá no Norte opulento e o serve como servo submisso, condenado a viver na periferia. Por isso tanto a revista quanto o articulista revelam um completo descompromisso com a verdade daqui, da cultura brasileira.
A figura que me ocorre deste articulista e da revista semanal, em versão online, é a do escaravelho, popularmente chamado de rola-bosta. O escaravelho é um besouro que vive dos excrementos de animais herbívoros, fazendo rolinhos deles com os quais, em sua toca, se alimenta. Pois algo semelhante fez o blog de Azevedo na VEJA online: foi buscar excrementos de 60 e 70 anos atrás, deslocou-os de seu contexto (ela é hábil neste método) e lançou-os contra Oscar Niemeyer. Ela o faz com naturalidade e prazer, pois, é o meio no qual vive e se realimenta continuamente. Nada de surpreendente, portanto.
Paro por aqui. Mas quero apenas registrar minha indignação contra esta revista, em versão online, travestida de escaravelho por ter cometido um crime lesa-fama. Reproduzo igualmente dois testemunhos indignados de duas pessoas respeitáveis: Antonio Veronese, artista plástico vivendo em Paris e João Cândido Portinari, filho do genial pintor Cândido Portinari, cujas telas grandiosas estão na entrada do edifício da ONU em Nova York e cuja imagem foi desfigurada e deturpada, repetidas vezes, pela revista-escaravelho
 
Antonio Veronese diz:  Mas a pergunta que se impõe é como um cidadão, com a dimensão internacional de Oscar Niemeyer, (sua morte foi reverenciada na primeira página de todos os grandes jornais do mundo) pode ser chamado, por um jornalista mequetrefe, num órgão de imprensa de cobertura nacional, de metade-gênio-metade idiota? Isso após sua morte, quando não é mais capaz de defender-se, e ainda que sob a desculpa covarde, de reproduzir citação de terceiros
 
João Cândido Portinari diz: Não é toda a imprensa, felizmente. Há também muita dignidade e valor na mídia brasileira. Mas não devemos nos surpreender com a revista semanal. Em termos de vileza, ela sempre consegue se superar. Ela terá, mais cedo ou mais tarde, o destino de todas as iniquidades: a vala comum do lixo, onde nem a história se dará o trabalho de julgá-la.
Os arquivos do Projeto Portinari guardam um sem número de artigos desta rancorosa revista, assim como de outras da mesma editora, sobre meu pai, Cândido Portinari e outros seus companheiros de geração. Sempre pérfidos, infames e covardes, como este que vem agora tentar apequenar um grande homem que para sempre enaltecerá a nossa terra e o nosso povo.
 
Meu comentário, se a ley dos médios estivesse em vigor no Brasil para essas pessoas o Tio Rei não poderia chamar Niemeyer de metade idiota, mesmo que ele tenha razão. Portanto, de Niemeyer só se pode falar bem.
 

Depois da Linha do Trem




Sábado de manhã decidi ir a pé até a Arena do Grêmio; caminhei 9 km até chegar lá. Passando a estação "Farrapos", no início da A. J. Renner, depois da linha do trêm, a cidade se transforma radicalmente.

Não conhecia o bairro Humaitá, esse sítio abandonado pelas sucessivas administrações municipais. É um bairro precário, pobre, sem muitas condições. Com a inauguração da Arena do Grêmio novas perspectivas se abrem, já existem inúmeros empreendimentos comerciais e residenciais a venda e os vizinhos da Arena já abriram seus bares, armazéns e bodegas.

É exatamente assim que uma cidade se desenvolve, novos empreendimentos atraem outros empreendimentos gerando empregos diretos e indiretos, circulação de capital, qualidade de vida, impostos e renda.

Madonna Nunca Mais!


 
Ontem jurei para mim mesmo, nunca mais vou a um show da Madonna. Madonna nunca mais!  Quatro horas de espera de pé na pista. O show deveria ter começado pelas 20:15 e iniciou pelas 23:15 e terminou pela 1 da manhã. E o show? Ah, o show foi bom, bem produzido, ela tem voz, carisma etc... Mas será que compensa? 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Para "The Economist" Economia Brasileira é Criatura Morimbunda



Não. Não vamos torcer contra, mas estão a dizer que em 2013 enfrentaremos marolinhas. marolas e marolões. Vamos rezar.

Na Folha hoje:

'The Economist' sugere a Dilma que demita Mantega


Para a revista britânica "The Economist", a economia brasileira é uma "criatura morimbunda" que ficou paralisada e luta para se recuperar, e a presidente Dilma Rousseff faria melhor se demitisse o ministro Guido Mantega, da Fazenda.

"A presidente insiste em que é pragmática. Se for assim, deveria demitir Mantega, cujas previsões exageradamente otimistas perderam a confiança dos investidores, e nomear uma nova equipe capaz de recuperar a confiança das empresas", diz editorial do número mais recente.

A avaliação da publicação, que tem como princípio editorial defender menor intervenção do Estado na economia, é que a intromissão do governo sobre quanto deve ser a taxa de retorno em negócios como bancos e elétricas gerou desconfiança entre os investidores.

"Até mais que o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, Rousseff parece crer que o Estado deve direcionar decisões de investimento privado."

Diante do quadro apresentado, a "Economist" sugere que o Banco Central errará se decidir por mais um corte na taxa básica de juros e que o governo foque a redução de custos deixando livre o "espírito animal" do investimento privado.

Fatores como a desaceleração nos preços das commodities e o endividamento das famílias são citados como ameaças à atividade econômica do país.

O termo "custo Brasil" é usado para explicar por que o governo precisará contar com um esforço maior do lado da oferta -não do consumo- para garantir o crescimento, com mais investimento e maior produtividade.

Apesar de iniciativas como redução dos juros e desoneração da folha de pagamentos, a taxa de investimento vem caindo nos últimos trimestres e representa hoje 18,7% do PIB, ante 30% no Peru e 27% no Chile, lembra a revista.

"Lula conseguiu um segundo mandato porque suas medidas tiraram milhões da pobreza. O eleitorado garantiu a reeleição a Fernando Henrique Cardoso porque ele combateu a inflação. E a senhora Rousseff? Eleitores podem julgar que, na tentativa de equilibrar tantas 'bolas' econômicas, ela deixou cair a maioria delas", afirma.

"FINANCIAL TIMES"

A perda de confiança aparece também em artigo no também britânico "Financial Times". Sebastian Mallaby, do Council on Foreign Relations, atribui o crescimento fraco da economia brasileira em 2012 a uma "nevasca de microinterferências" do governo que corroeu a confiança empresarial.

Esta Semana



Esta semana morreu a mulher mais idosa, tinha dez anos mais que Niemeyer, que também se foi e junto com eles Dave – take five – Brubeck.

Investimentos em Tempos de Paz



Do Diego Casagrande:

R$ 5 bilhões é o investimento anunciado da Celulose Riograndense na fábrica de Guaíba. 8 mil empregos diretos e 21 mil indiretos. Como o anúncio é agora que o governo é do PT, os deputados do partido, MST, Via Campesina e todo o resto vai ficar quietinho, sem tentar inviabilizar. O negócio deles é sempre botar areia no desenvolvimento do estado quando o governo é dos outros. A expulsão da Ford é emblemática... e triste. Felizmente, o negócio agora vai sair e o estado ganhará com empregos, renda, retorno tributário e desenvolvimento.

Comments: O investimento deve ser comemorado e o reino de paz que se transformou o Rio Grande do Sul no governo Tarso Genro, PT, também. O PT quando oposição é um inferno. Se esse investimento fosse na época do governo Yeda iriam levantar mil coisas, questões ambientais, contrapartidas etc. Mas como é no governo do PT -- esse partido que tem o monopólio da sapiência, da ética e do conhecimento -- todos ficam calados e em paz.

Demagogia das Grossas

Um dos mais conservadores parlamentares gaúchos, Raul Pont, PT


Leio no Facebook do petismo que alimenta o antipetismo:

Projeto de Lei de autoria do deputado Raul Pont que proibe a cobrança de tarifa básica de assinatura de serviços telefônicos fixo e móvel no RS, é aprovado por unanimidade na assembleia legislativa gaucha. Matéria repercutiu em quase todos os jornais do estado, menos na Zero Hora é óbvio.

Então, a discussão com uma amiga petista foi a seguinte:

Maia: Demagogia, essa é uma questão de legislação federal.
 
Amiga Petista:  ha tá , pq foi o Raul....não tinha entendido bem.....
 

Maia: Poderia ser a Rainha da Inglaterra, demagogia, políticos....
 

Amiga Petista:  ha tá eu acredito em vc e em duendes....
 
Maia: Não é questão de acreditar, é fato, serviços e tarifas de telefonia são regulados pela União. Essa medida não vai servir para absolutamente nada. Perdeu-se tempo e dinheiro.

 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Niemeyer Faz Parte da Elite Brasileira Diferenciada


Os traços de Niemeyer são maravilhosos

O cara gostava de fumar, fez isso até o fim.

Tênis Converse All Star com desenhos de Niemeyer


Não vou fazer aqui um "baba ovos" sobre a vida e o trabalho desse grande arquiteto que foi Oscar Niemeyer. Numa entrevista recente ele disse que os prédios públicos devem ser sempre imponentes. Concordo inteiramente com essa afirmação. Prédio público deve ser sempre imponente, vistoso, bonito. Pena que em 95% dos casos dos prédios públicos brasileiro isso não ocorre.

Mas Niemeyer foi um sujeito diferenciado -- esse termo que o pessoal que mora perto da praça Buenos Aires, no Bairro Higienópolis em São Paulo adora usar -- porque seus projetos são sempre interessantes e imponentes. Grande parte deles foi para órgãos públicos mediante contratação sem licitação devido a sua notória competência e capacidade. Ou seja, Niemeyer, nem mesmo seu escritório e  estúdio de arquitetura,  nunca entrou em processo de concorrência. E o preço cobrado era lá nas nuvens, como bom e competente capitalista.

Niemeyer fazia parte ativa  desse movimento fraternal  da esquerda mundial, assim como Jorge Amado, Garcia Marques, Eduardo Galeano, Chico Buarque e muitos outros intelectuais e artistas,   todos eles amigos do ditador Fidel Castro. Esse movimento fraternal da esquerda ajuda a vender trabalhos, Jorge Amado ficou famosos assim, bem como  obras e serviços, como bem se sabe. Nada contra isso, apenas o paradoxo.

Como brasileiros devemos nos orgulhar do trabalho de Niemeyer. Lembro que uma vez caminhando  em Berlim, berço do movimento Bauhaus, passei por uns prédios projetados por ele,  confesso que fiquei um pouco decepcionado com a qualidade dos prédios, mas seu nome está lá.

 Ele tinha um traço interessante, não apenas nos seus projetos, mas também nos seus trabalhos artísticos. Gostaria muito de ter um desenho rabiscado por Niemeyer, esse membro ativo da elite brasileira diferenciada.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Aprendendo a Fazer Sapatos




Impossível não acreditar no Brasil. O país é imenso, rico naturalmente e o que falta -- e isso tem sido complicado -- é dar a esse povo melhores condições e oportunidades  de vida. Esse país precisa investir no seu povo.

Juro que quando vou a um restaurante e vejo, ao meu lado, uma família de condições mais humildes e frequentando os mesmos lugares que eu, um homem de classe média, eu -- ao contrário de alguns -- me emociono. E este é um caminho que não tem volta. Como dizem nossos amigos americanos: there´s no way out.

Por isso digo e repito, o que efetivamente importa, o resto é blá, blá, blá,  é fazer aqui políticas efetivas de inclusão social e para isso não é necessário, como certas pessoas pensam, alimentar antagonismos e jogar pobres contra ricos ou ricos contra pobres.

Muitas vezes as receitas que deram certo em outros países socialmente mais desenvolvidos poderiam ser adotadas aqui, com mais eficácia e eficiência.

O presidente FHC teve uma idéia boa que os governos petistas também aceitaram: a transformação do  Brasil em estado  regulador. Tal como na Europa e nos EUA, criaram-se agências reguladoras das atividades econômicas. A receita tinha tudo para dar certo, mas no Brasil isso não está dando certo.

Exemplo vivo é o caso da Rosemary que intermediou e conseguiu, no governo Lula,  as indicações dos irmãos Vieira para a ANA (Agência Nacional das Aguas) e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Esse talvez seja o fato mais grave desse escândalo todo, porque não é esse tipo de indicação que deve ter uma agência que deveria ser formada exclusivamente por cargos técnicos.

Então, meus caros e minhas caras, o problema do Brasil é político, temos de melhorar a qualidade de nossos políticos e o ponta pé inicial é uma reforma política: fim do financiamento privado de campanha, em época de internet e redes sociais, dinheiro do fundo partidário tá mais que bom, não é necessário sujar ruas com dinheiro privado de financiadores que mais tarde vão cobrar a conta.

Além disso, o voto distrital para que a população tenha o controle mais efetivo das atividades de seus representantes no parlamento.

Isso é apenas o início, mas no Brasil tem sido difícil iniciar.

Tudo deveria ser mais simples como fazer um sapato com couro e corda.





Aumentando as Estatísticas Negativas



Essa foto acima foi tirada ontem, foi notícia na BBC londrina, essa mídia estatal de alta qualidade e que não tem influência política. Marroquinos tentam entrar ilegalmente na Espanha, na região do estreito de Gibraltar e não apenas essa embarcação da foto, outras duas também foram interceptadas. Tanto se fala na crise européia, é evidente que ela é real, a taxa de  desemprego em alguns países é elevada, o dinheiro não está circulando etc. Mas há de se considerar também, nesse contexto, um dado importante, o fluxo imigratório e, sobretudo, a entrada ilegal de imigrantes que procuram empregos e subempregos nos países europeus e que aumentam consideravelmente as estatísticas negativas.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cristina K e a Argentina Mediocre (Sem Grande Mídia)



Já pensaram? A Tv Globo não poderia atuar na TV aberta e na Tv fechada. Teria de escolher uma delas. A rede Globo não poderia ter jornal, rádio e nem revistas. Teria de escolher um desses meios. Pois, na Argentina, da impopular Cristina K, a partir do dia 07 de dezembro vai entrar em vigor a Ley dos Médios que obriga os grandes grupos de mídia, no caso o Grupo Clarin, francamente opositor ao regime, de vender ou de passar para terceiros algumas de suas mídias.

Chávez fez algo semelhante na Venezuela ao extinguir a concessão da Globovision, que hoje atua somente na Tv a Cabo.

Ainda bem que no Brasil essas medidas, apesar das pressões de uma certa esquerda, não foram implementadas, até mesmo porque o presidente Lula, num ato de bom senso, renovou as concessões de televisão, inclusive da Globo.

A medida até pode ser vista, com certa ingenuidade, como algo democrático, porque outros atores poderão participar deste mercado que é essencialmente oligopolista. Mas nada funciona desse modo, a Globo, por exemplo, faz uma televisão de alto nível, a Tv a cabo também é muito boa, as transmissões do Sportv são excelentes. Isso é fato. Modificar, por decreto ou até mesmo  por lei, esse status quo sob o argumento de democratização da mídia, é também uma forma - implícita - de calar a boca de quem critica.

E a crítica, inclusive dos grandes meios de comunicação, é fundamental na América Latina de nossos dias. Já pensaram, no que seria do Brasil sem as críticas da Veja? Seria uma chatice, uma mediocridade.

Steinbeck e Robert Capa na Rússia de 1947



 
 
 
No ano de 1947,o escritor John Steinbeck e o fotógrafo Robert Capa se encontram em um bar em Nova York. Estavam com ressaca da guerra e a cortina de ferro foi erguida no leste europeu. Todo mundo falava sobre a toda-poderosa União Soviética de Stalin. Steinbeck e Capa resolveram, então, fazer uma visita a URSS, naquele mesmo ano de 1947, muito bem  relatada e fotografada. Eles não puderam, evidentemente, viajar sozinho, sempre estavam acompanhados por algum membro do governo. Talvez não exista nenhum livro que retrate tão bem e com certa imparcialidade a Rússia do pós guerra, Moscou, Kiev, Stalingrado, logo após o cerco e região da Geórgia, terra de Stalin, todos esses sítios foram visitados por Steinbeck e Capa. Um livro que recomendo.

Além da Impessoalidade



Essa foto acima é do escritório da presidência da república em São Paulo que foi todo decorado, of course, por Rosemary. A foto do Lula está em toda a parte, inclusive nas almofadas.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Luiz Fux, O Ambicioso Menino do Riiiio.




Interessante, as pessoas que se calam diante do comportamento do Dias Toffoli -- que foi advogado do PT e Zé Dirceu e não se deu impedido de julgar o caso do mensalão -- estão agora publicando nos facebook da vida as montagens acima e  querendo o impeachment de Luiz Fux que fez o que grande parte dos candidatos a ministro do STF faz: lobby.

Sim, Luiz Fux falou com Zé Dirceu, com Palocci, até mesmo com o lider do MST, Stédile ele falou. E fez propaganda de seu nome. Teria dito, nessas conversas reservadas, que iria absolver os réus petistas do caso do mensalão.

 E depois de tomar posse e analisar os autos do processo, Luiz Fux acompanhou o relator e a maioria dos ministros condenando os petistas, inclusive na dosimetria. Ele disse a Monica Bergamo da Folha:
'Pensei que não tinha provas; li o processo do mensalão e fiquei estarrecido'

O que se pode dizer contra Luiz Fux é que ele é ambicioso. Mas ambição não é motivo para que ele seja réu em processo de impeachment. Luiz Fux, chamado de menino do Rio, tem ainda pela frente mais 10 anos de STF.