Provavelmente não leu o livro O Jogo da Mentira, do economista Michales Lewis que trabalhou na Salomon onde mostra quem manda em Wall Street, e como são contratadas pessoas sem experiência e qualificação.
Lewis attributed the bond traders' and salesmen's behavior to the fact that the trading pit required neither finesse nor advanced financial knowledge, but, rather, the ability and desire to exploit others' weaknesses."
He also noted that most arrivals on Wall Street had studied economics. He described people on Wall Street as taking advantage of an undiscerning public. (fonte: wikipedia )
Isto se confirmou plenamente nesta crise quando, 4 dos 5 diretores da Lehman Brothers, eram formados em economia.
Os dois principais responsáveis por analise de Risco da Bear Stearns, outro Banco que quebrou eram economistas, o Washington Mutual o primeiro banco Comercial a quebrar tinha um presidente formado em economia, Grenspan, Bernanke, the Coucil of Economic Advisors, os analistas de risco país da S&P e Moody's, os donos de Hedge Funds como Long Term Capital que quebrou, são todos formados em economia.
Wall Street há muito não é controlado por capitalistas ou administradores financeiros, auditados por auditores sem conflito de interesses, e com Banco Central independente.
Wall Street e o sistema financeiro internacional virou uma farra de economistas banqueiros, recebendo Ratings de colegas economistas, sendo controlados por outros colegas economistas no Banco Central, e sendo comentados e defendidos na imprensa por mais colegas tipo Paul Krugman.
A divisão de trabalho pregado por Adam Smith foi para o espaço, e o conceito de conflito de interesse também.
Eu que sou contra teorias conspiratórias tipo Consenso de Washington, mas tenho que admitir que tanto poder em uma classe de especialistas, me parece demasiado. FIco preocupado que pareço ser o único a notar estas coincidências, e que muitos me criticam por mostrar destes dados, como sendo uma questão de bira pessoal.
Eu adoro economistas, ganhei muito dinheiro graças aos erros que cometiam.
No Brasil tivemos contratações semelhantes.
Bancos brasileiros contrataram profissionais sem nenhum treinamento formal em finanças, sem nenhum preparo ético, sem terem tido um curso sequer de administração financeira, que eram os Engenheiros de Produção da Escola Politécnica, que se tornaram banqueiros do Itau.
No Brasil usamos inclusive o termo "engenharia financeira" e não "administração financeira".
Outros contrataram Economistas vindo do Banco Central e da PUC Rio, que se tornaram banqueiros e donos de Hedge Funds.
Krugman, como muitos, acham que Wall Street é feita de capitalistas, sem formação acadêmica, que surgiram do nada.
Krugman está dando mais um tiro no pé e de seus colegas responsáveis pelo maior desastre financeiro da historia.