Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jobim e As Fragatas Italianas

Essa matéria saiu no Blog, Brasil 247, com base em notícias da mídia italiana.

Na época dos fatos, dos negócios  das Fragatas italianas, Jobim era ministro da defesa de Lula.

O negócio não se consumou porque as relações Itália e Brasil estremeceram por conta do caso Battisti.


Escândalo de corrupção envolve Jobim na Itália

:
Ex-ministro da Defesa no governo Lula, além de ex da Justiça na era FHC e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim é citado em acerto para a compra de 11 fragatas italianas; segundo a promotoria de Nápoles, comissão seria de 11%, num negócio de 5 bilhões de euros, intermediado pelo político italiano Claudio Scajola, mas que não saiu porque as relações entre Brasil e Itália esfriaram com o caso Cesare Battisti. Total da propina prometida: R$ 1,4 bilhão

 

7 comentários:

Whatever disse...


Maia, de uma coisa não posso reclamar: nunca me decepcionas. Aproveitas até receita de bolo para falar mal do PT, do Lula, de 'certa esquerda'. Nunca farias um post (sobram temas no 247...) sobre as barbaridades do Jobim quando era ministro do FH ou do supremo. Por que? Porque és patologicamente ideológico e desonesto intelectualmente, tens lado e o defendes em qualquer oportunidade. Sempre aproveitarás qualquer que seja o tema para falar mal de um lado e omitirás qualuqer coisa para não falar bem desse lado.
Sabes que até pouco tempo achei que tinha menos de 30 anos. Só quando disseste que leste Marx há tempos, aos 20,é que vi que deves ser mais velho. Eu também li Marx aos 20, de lá pra cá mudei muito de opinião, e também deixei de ter esse tipo de postura. És o melhor troll de estimação da blogosfera, como disse um blogueiro inspirado.
Fico pensando no que teria causado essa obsessão... Uma decepção amorosa, uma preterição no poder, não reconhecimento pelas tuas platitudes de wikipedia, etc... O que teria sido?

guimas disse...

Whatever, a explicação é simples.

Maia é classe média remediada. Segunda (ou terceira) geração da "aristocracia" porto alegrense.

Ele sabe das coisas.

Whatever disse...

Ah, entendi, aqueles que se cagam de medo de a empregada chegar de caminhonete um dia (e adora dar discursos de igualdade;; "quem é contra a inclusão social?"). Mas aristocracia do quê, Guimas? Porto Alegre não tem disso. Se fosse Pelotas (charque), Bagé (terras), etc. Porto Alegre é cidade de barnabés, como é típico de capitais.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Gente, nunca fui fã do Jobim, sempre tive alguma desconfiança, inclusive na época em que ele era ministro do STF, indicado por FHC. Mas o Lula gosta do Jobim. Tanto é assim que o nomeou Ministro da Defesa em momento complicado nos aeroportos. E o Jobim se saiu bem. Uma coisa é certa, o governo Lula pode ter sido muito bom em diversos aspectos, admito isso sobretudo na necessária política de inclusão social, mas, inequivovamente, foi um governo que se complicou com a corrupção.

Os fatos são esses, o que posso fazer?

Whatever disse...

Mentira. Quando Jobim era ministro do Lula, fazias coemntários em blogs, como o Diário Gauche, elogiando suas atitudes que supostamente iam contra a orientação geral do governo. mal escondiam que, sim foste fã do Jobim, desde que issos servisse para ser contra o PT.

Um governo que se complicou com a corrupção? Verdade, um governo corrupto, ninguém em sã consciência e honestidade nega. O que desanima é ver tua ausência de honestidade intelectual, é jamais ver a crítica e um governo provadamente corrupto como o FHC, mas que nunca se complicou com a corrupção, principalmente porque o salvaram a brlindagem da imprensa e do judiciário.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sim, sim existiram casos de corrupção no governo FHC. Foi a própria Folha que denunciou, em matéria de capa, a compra de votos da reeleição, a tão necessária reeleição. Mas o MP, na época o arquivador geral, como se diz, não descobriu ou não teve vontade de ir além. E o caso esmoreceu. Mas nunca antes na história deste país, até mesmo porque os tempos são outros, o mundo é hoje muito mais transparente e com controle social do que antes, se viu tanto caso de corrupção em um governo como o do Lula.

E tem um caso complicado e que envolve BMG e Banco Rural e monopólio de crédito consignado que é complicado. Vou postar em seguida.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Jobim foi competente na organização dos aeroportos, na época do caos aéreo. Elogiei ele sim na época. Muito melhor do que o apagado ex ministro, Waldir Pires, uma boa e correta pessoa, mas incompetente.