Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 29 de dezembro de 2012

Eles Não Usam Black Tie

Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri no filme de Leon Hirszman, Eles Nao Usam Black Tie


Os bisnetos de Romana

Crônica de Moises Mendes publicada hoje na Zero Hora

A classe C é o mais novo desconforto do Brasil. Há um temor quase silencioso com o que vai virar essa ascensão da periferia. Fernanda Montenegro, por exemplo, disse publicamente anteontem o que muita gente gostaria de dizer, mas apenas sussurra em conversas de comadres.

Fernanda está incomodada com a ampliação do espaço para personagens pobres e caricaturais nas telenovelas. O que ela pensa é forte: “A classe média perdeu lugar na ficção. Sinceramente, não aguento mais”.

E você aí, o que diz? Eu tenho saudade de Avenida Brasil, da mesona da casa do Tufão, do suco de laranja que todo mundo bebia em todas as casas (por que não bebiam suco de uva, de limão, de jaca?), da gritaria, das bufadas da Carminha.

*

Nunca tinha visto uma novela inteira. Aceitei Avenida Brasil na minha vida sem muito esforço. Queria ter escrito aquela novela, ou dirigido, ou participado como contrarregra ou como auxiliar técnico do Divino. Queria ter pensado aquele final com aquele gol de pênalti. Que ciúme os atores devem ter sentido de Murilo Benício, o nosso Al Pacino.

Pois o problema, para quem ainda não se acostumou com a nova classe média suburbana, é que esses ex-pobres agora são protagonistas. Em novelas das oito, em aeroportos, em cinemas, em restaurantes, em filas de espera de carro zero. O antigo núcleo de pobres das novelas é agora o núcleo central das tramas.

No Brasil real, também será assim. As ruas do Brasil estão cheias de Tufões, parentes e agregados. A universidade está sendo invadida por esse povo. A música que toca é a que a classe C quer ouvir (prefiro música de caminhão de gás, dessas que grudam no ouvido todo fim de semana, a ouvir trilha de novela, mas a classe C é o mercado).

O turismo investe cada vez mais na classe C. Produtos vagabundos são rejeitados pelos ex-pobres. Até os fabricantes de blindagem para carros estão de olho nos ascendentes. A questão é a concorrência que se estabelece com a velha classe média.

Você vai dizer que está tudo bem, mas que seu vizinho, seu cunhado ou seu primo de fato se incomodam com os que subiram na vida. Que, pensando bem, há lugar para todos, que tem carro e TV LED em abundância e que um dia haverá avião para toda essa gente.

*

Fernanda Montenegro é a nossa diva, a maior atriz brasileira de todos os tempos, e já fez muitas personagens pobres, como a Dora que escrevia cartas para analfabetos em Central do Brasil.

Fernanda também foi Romana, a mulher do metalúrgico Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), em Eles não Usam Black-tie, o belo filme de Leon Hirszman, do início dos anos 80 (lembram daquela cena de chorar em que os dois escolhem feijão na mesa da cozinha?). Romana é da época das greves no ABC paulista, do tempo da visão romântica e distanciada que a classe média urbana tinha do pobre e dos operários.

Os netos e os bisnetos das Romanas e dos Otávios estão aí agora. Eles são a classe C ascendente. As avenidas e as novelas do Brasil são deles. Não há o que fazer.

2 comentários:

PoPa disse...

Para falar a verdade, não gosto de Fernanda Montenegro. Como artista, claro, que não tenho como saber como é na vida real. No entanto, ela está certa neste aspecto e foi mal interpretada na sua (dela) declaração. Ela reclama, não da nova classe média, mas exatamente do que falas, do caricato, do exagero.
O problema que vejo, caro Maia, é que os que escrevem sobre a classe C não tem idéia do que ela seja. E Fernanda percebeu isso ao declarar que falta classe média nas novelas. Falta sim, até mesmo a tal classe C! O que temos são tipos caricatos que não representam esta população!
Eu vim do que seria a classe E antiga e já naquela época diziamos que existia algo como "espírito bagaceira", não importando a origem do personagem.
O que vemos hoje é a vitória do espírito bagaceira em todos os cantos, desafiando os princípios básicos da civilidade.
E eles não são maioria, mas uma minoria barulhenta, como as que defendem os mensaleiros.
Na vida, como na política, estas minorias acabam dando a impressão de que são maioria, pois são espaçosos, virulentos, perturbadores.
Mas não são maioria!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Popa, o pessoal que defende os mensaleiros não são classe C, são classe B, gente da classe média.

Aplaudo o crescimento da classe C e acho que não tem volta.

O que necessitamos -- e isso é urgente -- e dar melhor educaçao a esse povo. O problema que o CPERS da vida, por exemplo, quer manter um plano de cargos da década de 70 para uma educação do século XXI.

Forte abraço