Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Niemeyer Faz Parte da Elite Brasileira Diferenciada


Os traços de Niemeyer são maravilhosos

O cara gostava de fumar, fez isso até o fim.

Tênis Converse All Star com desenhos de Niemeyer


Não vou fazer aqui um "baba ovos" sobre a vida e o trabalho desse grande arquiteto que foi Oscar Niemeyer. Numa entrevista recente ele disse que os prédios públicos devem ser sempre imponentes. Concordo inteiramente com essa afirmação. Prédio público deve ser sempre imponente, vistoso, bonito. Pena que em 95% dos casos dos prédios públicos brasileiro isso não ocorre.

Mas Niemeyer foi um sujeito diferenciado -- esse termo que o pessoal que mora perto da praça Buenos Aires, no Bairro Higienópolis em São Paulo adora usar -- porque seus projetos são sempre interessantes e imponentes. Grande parte deles foi para órgãos públicos mediante contratação sem licitação devido a sua notória competência e capacidade. Ou seja, Niemeyer, nem mesmo seu escritório e  estúdio de arquitetura,  nunca entrou em processo de concorrência. E o preço cobrado era lá nas nuvens, como bom e competente capitalista.

Niemeyer fazia parte ativa  desse movimento fraternal  da esquerda mundial, assim como Jorge Amado, Garcia Marques, Eduardo Galeano, Chico Buarque e muitos outros intelectuais e artistas,   todos eles amigos do ditador Fidel Castro. Esse movimento fraternal da esquerda ajuda a vender trabalhos, Jorge Amado ficou famosos assim, bem como  obras e serviços, como bem se sabe. Nada contra isso, apenas o paradoxo.

Como brasileiros devemos nos orgulhar do trabalho de Niemeyer. Lembro que uma vez caminhando  em Berlim, berço do movimento Bauhaus, passei por uns prédios projetados por ele,  confesso que fiquei um pouco decepcionado com a qualidade dos prédios, mas seu nome está lá.

 Ele tinha um traço interessante, não apenas nos seus projetos, mas também nos seus trabalhos artísticos. Gostaria muito de ter um desenho rabiscado por Niemeyer, esse membro ativo da elite brasileira diferenciada.

2 comentários:

Grilo falante disse...

Hahaha, até pra falar do Niemeyer a cruzada antiesquerda continua, com alfinetadinhas... Mas ou obrigado a concordar. ele foi um dos únicos que vi defender o ataque armado ao parlamento russo, lá por 1990.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Competente na sua profissão, mas herméticamente fechado na sua linha ideológica. Ele fazia isso por charme.