Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como Eu Gostaria Que Barcelona Fosse Aqui

Prefeito José Fortunati de Porto Alegre e Xavier Trias de Barcelona hoje.

Como portoalegrense a admirador incondicional de Barcelona fico muito contente e feliz com a visita do prefeito da capital catalã a Porto Alegre.

Barcelona a maior cidade mediterrânea tem uma geografia similar a Porto Alegre, ambas estão localizadas na beira dágua. Barcelona passou a ser outra cidade quando revitalizou o seu porto.

Porto Alegre vai iniciar -- depois de uma luta ideológica completamente desastrosa -- a revitalizar seu porto em 2012. Perdemos muito tempo com discussões imbecis e preconceitos de país de quarto mundo. Mas, enfim, o projeto já saiu da gaveta, a licitação foi realizada e vencida por um grupo espanhol, em parceria com o escritório Jaime Lerner de Curitiba que já tomou posse, no início desta semana, na área onde serão edificados prédios, hoteis, bares, restaurantes, centros culturais, shoppings, etc.

A população portoalegrense poderá, finalmente, usufruir das delicias e prazeres da orla do Guaíba.

E tinha gente que torcia o nariz, que era contra, que achava que o projeto abrigava apenas os interesses da burguesia gaúcha. Mas foram vencidos.

Hoje o prefeito de Barcelona, Xavier Trias visitou o cais de Porto Alegre.

Disse que o Cais Mauá, como é conhecida a faixa de dois quilômetros que separa o rio Guaíba do centro histórico de Porto Alegre, tem potencial de transformar a capital gaúcha da mesma forma que a reforma da orla de Barcelona aproximou os catalães do Mar Mediterrâneo. “Acredito que vocês têm aqui uma aposta incrível. Me lembra Barcelona, que vivia de costas para o mar", disse. "Todas as áreas que davam no mar tinham se convertido em zonas industriais, de equipamentos do porto e estavam como estas aqui. Era uma muralha entre a cidade e o mar”, acrescentou.

Informações em azul do IG.

Nenhum comentário: