Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Euro E O Presente de Grego

Premiê grego, George Papandreou, chega a Cannes para a reunião do G20, onde foi pressionado a desistir do plebiscito que vai se realizar nos dias 4 e 5 de dezembro.

Estão certos os gregos. Vão decidir, via plebiscito, se adotam ou não medidas mais duras patrocinadas pelos países mais ricos da zona do Euro e dos bancos. Se a decisão for negativa, no sentido de que a Grécia não vai acatar essas medidas, provavelmente o país será forçado a sair da zona do Euro.

Será que isso é ruim?

Olha,  talvez seja positivo. Saindo da zona do euro a Grécia terá moeda própria. Em outras palavras, mais autonomia (ou vá lá, soberania). O governo grego - abandonando o euro - terá mais condições e ferramentas (porque poderão dispor de sua própria moeda) para vencer essa crise (que parece ser quase crônica).

Exemplo, com moeda própria poderá fazer ajustes cambiais (hoje não se pode), fazer valorização e desvalorização ou aumentar e diminuir os juros, bem como poderá implementar políticas econômicas isoladas, o que hoje é impossível.


Nenhum comentário: