Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Detran sob o Bigode do Olívio


O PT do RS muito alarde fez -- e continua a fazer com certa razão -- sobre as denúncias (quase comprovadas) de corrupção no Detran durante as gestões dos governos Rigotto (PMDB) e Yeda Crusius (PSDB). 40 milhões desviados dos cofres públicos, realmente um absurdo. Mas quem diria, o Detran tinha problemas ( e graves) no próprio governo Olívio do PT. E quem afirma isso não é o PIG, a grande mídia, os exploradores internacionais, mas o Ministério Público que ingressou na Justiça com ação contra diretores do Detran na época do governo Olívio por atos de improbidade administrativa. E os bens desses ex dirigentes da época do governo petista foram bloqueados pela Justiça. A notícia é da Zero Hora de hoje.



Bens de ex-diretores do Detran são bloqueados


Ministério Público ingressou com ação civil pública contra ex-presidente do Departamento de Trânsito no governo Olívio e outros cinco envolvidos em suspeita de irregularidade com convênio

Dois ex-dirigentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no governo Olívio Dutra e o diretor de uma organização não-governamental (ONG) estão com os bens bloqueados pela Justiça por suspeita de irregularidades envolvendo um convênio da autarquia. Além do bloqueio de bens dos três, os seis supostos envolvidos também tiveram o sigilo bancário e fiscal quebrados por decisão da Justiça. A ação que levou ao bloqueio foi remetida pelo Ministério Público (MP) à Justiça em 26 de dezembro e veio a público agora, na esteira do escândalo que envolve as últimas administrações do Detran. O MP ingressou com ação civil pública por atos de improbidade administrativa e para o ressarcimento do erário contra os ex-diretores do Detran e da ONG e outros três suspeitos relacionados ao convênio, firmado em 2 de abril de 2002 entre o Detran e a ONG Instituto da Mobilidade Sustentável - Ruaviva, localizado em Belo Horizonte. O acordo teria burlado a exigência de licitação para beneficiar empresas que teriam sido subcontratadas e pertenciam a sócios da própria ONG. O convênio visava à estruturação dos comitês regionais do Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro. Atualizado, o valor total repassado pelo Detran ao Ruaviva em 2002 é de R$ 637,5 mil.Dentre os processados estão o ex-diretor-presidente do Detran (2001 e 2002) Mauri Cruz, o ex-diretor Administrativo e Financeiro da autarquia Flávio Sanches Maia e o ex-secretário municipal de Transportes de Porto Alegre (1993-1994) Nazareno Sposito Neto Stanislau Affonso, que à época do negócio era presidente da ONG. Nazareno Affonso confirmou ontem a Zero Hora que teve pelo menos uma conta bancária bloqueada.Detran realizou sindicância para apurar suspeitasAs supostas irregularidades foram levantadas inicialmente por uma sindicância instaurada pelo Detran na administração de Carlos Ubiratan dos Santos (2003-2006). O caso foi encaminhado à Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, que aprofundou a investigação e propôs a ação em dezembro. O processo tramita na 4ª Vara da Fazenda Pública contra os dois ex-agentes públicos, Affonso, Liane Nunes Born, Eduardo Araújo Junqueira Reis e João Luiz da Silva, que são integrantes do Ruaviva, e contra duas empresas (pessoas jurídicas).

2 comentários:

PoPa disse...

Ora, ora... quem diria que encontrariam alguma coisa do Bigode? Além da história (muito) mal contada da sede do partido, claro.

Anônimo disse...

MUito bem! Caiu a máscara!Para mais innformações sobre a CPI do DEtran acesse http://pordentrodacpi.blogspot.com/