Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Os Difamadores Ideológicos de Cuba


O tempo das dinastias continua. Fidel passou o trono para Raul que vai continuar a ouvir Fidel. Nada de novo no front. Os atores e personagens continuam os mesmos. Os rumos também. E a mídia - de um lado e de outro - publica as notícias a favor e contra. A Veja diz uma coisa e a Carta Capital outra. As capas das duas revistas são praticamente iguais. Um diz: Já vai tarde e a outra: Cuba sem Fidel. Quem está com a razão? E os Blogs fazem os necessários alardes em seus microcosmos. O diário gauche acusa uma guerra contra Cuba. Fala de difamadores ideológicos de Cuba que insistem em criticar possíveis erros macroeconômicos na ilha, dizer que há atraso e falhas graves no sistema de trocas, etc. Pois esses detratores deveriam saber os motivos reais das dificuldades de um pequeno país que vive há mais de quarenta anos sob um pesado bloqueio comercial, financeiro e diplomático contra si, orientado e conduzido pelos diferentes governos dos EUA.
E toda a tribo reunida em dia de festa aplaude. Viva El Comandante. A culpa é sempre dos americanos. Quatro comentários foram lançados no gauche, todos no mesmo sentido. O fato foi comemorado pela Cláudia Cardoso, do blog dialógico:
Que coisa bem boa poder ler 4 comentários seguidos com argumentos que complementam o post publicado!!!Como leitora assídua do blog, senti necessidade de expressar meu contentamento.

E o dono deste empório não deixou a bola picar. Resolveu chutar:

Pois é, Cláudia, o importante é "complementar" o post publicado, sem questioná-lo ou criticá-lo. É como se fosse um jogral. Hoje, no Brasil, quem critica, questiona, coloca os pontos nos is é o chamado PIG. Quem diria, o Brasil viveu uma ditadura que calava a nossa voz hoje vivenciamos a ditadura do pensamento politicamente correto que não admite criticas ou questionamentos, mas apenas complementação. E Cuba, finalmente, se transformou numa dinastia. E, por incrível que pareça, tem gente que defende o regime. Favor, tirar o mofo do museu sem grandes novidades.
...
Difamadores ideológicos é ótimo. Gente, não se pode falar mal de Cuba, porque tudo que existe de errado na ilha prisão é culpa dos americanos. Aliás, gostei do Obama que - ao contrário de Hillary - disse que vai se encontrar com o Raul Castro, independentemente da questão dos direitos humanos. Obama é o cara e a melhor forma para acabar com a vergonhosa dinastia ditatorial cubana é revogar os embargos. A história já mostrou e provou que ditadura socialista não rima com pleno mercado, pois é este - e a conscientização que este agrega -- que ajuda a derrotar os regimes totalitários. Um povo que tem liberdade econômica não admite privações políticas.

3 comentários:

PoPa disse...

Caro Maia, não tenha dúvidas que é burrice dos gringos o tal bloqueio. Se liberassem, a ilha teria que produzir alguma coisa além de charutos para poder sobreviver no mercado global. E, mesmo com o tal bloqueio, não é simples negociar com Cuba. Qualquer empresário que tenha tentado fazer isto, encontra um paredão dos sindicatos, que exigem a participação de mão-de-obra cubana nos produtos. E não pagam as contas... perguntem para uma das grandes fabricantes de ônibus gaúcha o que acontece com quem faz este tipo de negócio. Precisaram mandar desmontado, contratar uma empresa nativa - do governo - e depois levaram ferro! Ao não cumprir os prazos (a empresa montadora não montou...) perderam todo o produto. É mole?

Quantos empresários vocês conhecem que estão doidinhos para vender para a ilha?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Prezado Popa, o embargo é um erro crasso americano que apenas serve de desculpa esfarrapada para o regime se perpetuar no poder. A culpa é sempre dos americanos. Infelizmente quem está no poder é ainda a velha guarda que tem ojeriza a qualquer tipo de abertura econômica ou política.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Prezado Popa, o embargo é um erro crasso americano que apenas serve de desculpa esfarrapada para o regime se perpetuar no poder. A culpa é sempre dos americanos. Infelizmente quem está no poder é ainda a velha guarda que tem ojeriza a qualquer tipo de abertura econômica ou política.