Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 20 de abril de 2009

As Veias Abertas



Chávez entregou para Obama uma edição em espanhol do livro 'As Veias Abertas da América Latina" do uruguaio Eduardo Galeano.



No início da década de 80 eu devorei as Veias Abertas. Era como se fosse um livro de cabeceira. Consulta obrigatória. Ocorreu nessa época o início de minha febre esquerdista. Juro que eu achava que a culpa de tudo, de nossas mazelas, injustiças, pobrezas etc.. era dos países ricos que vinham para cá explorar nossa miséria. Que ódio que eu tinha dos EUA e dos países europeus. O livro do Galeano aborda exatamente isso. E foi escrito exatamente para gerar ao leitor esse ódio em relação aos países desenvolvidos. Eles são ricos porque nos exploram. Toda a nossa mazela lationo americana é causada pela opressão dos exploradores sobre os povos oprimidos. Somos pobres e ignorantes porque somos explorados pelos vilões do norte. E assim se forma um legítimo esquerdista latino americano. E o livro Veias Abertas é leitura obrigatória.

Depois que Chávez deu a Obama o Veias Abertas, a obra que estava na posição 54.295 da lista dos mais vendidos foi para o 5º lugar, no site http://www.amazon.com/

2 comentários:

PoPa disse...

Eu li a primeira edição em português. Tinha minhas tendências esquerdistas, na época. Mas confesso que não gostei do livro - talvez tenha naquele momento, ligado uma luz amarela em minha consciência. Passei a ser mais crítico e iniciou minha desilusão com a esquerda.

Charlie disse...

Eu li esse calhamaço também. Fui um perfeito idiota latino-americano.