Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 14 de abril de 2009

Obama Sinaliza Abertura e Fidel Diz que Cuba Resistirá







Eu já vi esse filme antes. Aconteceu na Alemanha Ocidental e na DDR. O governo ocidental resolveu abrir as relações, os vínculos e as informações com os irmãos orientais. Resultado: caiu o muro de Berlim. Nenhum regime comunista dominado exclusivamente pela opção estatal resiste a crítica e a comparação. Os americanos demoraram 47 anos para se darem conta de que a melhor maneira de ajudar o povo cubano a conquistar a liberdade é exatamente essa: a de possibilitar aos cubanos maior acesso às informações e a contatos com familiares cubanos que vivem nos EUA. A partir de agora vai ser possível enviar dinheiro ou artigos como produtos de higiene, roupas e outros "presentes" a moradores da ilha.

Outro ponto importante é que empresas americanas de telecomunicações também foram autorizadas a realizar licenciamentos em Cuba para implementar serviços de telefonia fixa e celular, transmissão de TV via satélite e internet, conforme noticia a Folha de hoje.

E o Fidel já disse que Cuba não quer esmolas e sim a suspensão do bloqueio. Fidel, no fundo, sabe que a medida implementada pelo governo Obama é sim um risco ao regime.

Em artigo publicado no site oficial Cubadebate, Fidel afirma: "Do bloqueio, que é a mais cruel das medidas, não se disse uma palavra". Destaca que o fim do bloqueio é uma reclamação dentro e fora dos Estados Unidos e que hoje "estão criadas as condições para que Obama empregue seu talento em uma política construtiva que acabe com o que fracassou durante quase meio século".
O líder cubano "não culpa Obama pelas atrocidades cometidas por outros governos dos Estados Unidos" ou questiona sua "sinceridade e seus desejos de mudar a política e a imagem" da América. E Fidel arremata:"Cuba tem resistido e resistirá. Não estenderá jamais sua mão para pedir esmolas. Seguirá em frente com a cabeça erguida, cooperando com os povos irmãos da América Latina e do Caribe, haja ou não Cúpulas das Américas, presida ou não Obama os Estados Unidos".

Típico discursinho idiota. Será que alguém ainda cai no conta de que "Cuba resistirá"? Resistirá a quê, cara pálida?

fonte Terra.

5 comentários:

PoPa disse...

Esta das empresas de comunicação foi a grande sacada de Obama. Claro que os Castro não vão permitir a entrada de empresas gringas na ilha, para fazer ligações celulares com o resto do mundo, mesmo que eles não tenham que pagar nada. Não serve, porque colocaria a ilha em contato com o mundo...

PoPa disse...

Faz tempos que não vou a BsAs. Qual hotel recomendas?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Popa, Bs. As. continua dez. Valeu a viagem. Eu fiquei num hotel na Recoleta, o Lois Suite, na Vicente Lopez pertinho do cemitério da Recoleta. As outras vezes que fui para la fiquei no centro, mas prefiro a Recoleta, porque é perto do centro e de Palermo.

Charlie disse...

Seguinte, façamos uma aposta. Com a abertura econômica aposto na manutenção do regime (e com isso quero dizer que a elite burocrática do país continuará ocupando os mesmos cargos e a liberdade de expressão e demais liberdade individuais continuarão restritas) e não em sua substituição por um regime democrático de natureza liberal.

Topas?

rsrs

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pois é, Charlie, a China fez abertura econômica e continua com o partido único.