Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 1 de abril de 2009

G20 - Pressão Pela Regulação



Protestos na reunião do G20 em Londres hoje.


Não estou tão pessimista assim para a reunião do G20 que está ocorrendo agora em Londres. Para variar, os protestos se intensificam. Parece que o coringa da reunião vai ser o presidente francês Nicolas Sarkozy que já deixou bem claro, a França está preparada para abandonar a cúpula G20 se fracassar na obtenção de um acordo sobre os temas que defende, se não houver resultados concretos, não assinará o comunicado final.
Sarkô quer mais regulação, um novo marco regulatório para as finanças mundiais.
Mas Sarkô não é um representante da direita francesa? E a direita não é adepta do chamado "neoliberalismo" e da defesa do comércio absolutamente livre? Como é que se explica essa situação?
A Chanceler Angela Merkel, também foi eleita pela direita alemã e defende um novo marco regulatório.

Quem, afinal, é contra o novo marco regulatório?

E ontem no encontro entre Gordon Brown e Barack Obama, o premiê britânico disse o seguinte, segundo o portal Terra:

Eu estive na semana passada no Brasil e eu acho que o presidente Lula vai me perdoar por citá-lo. Ele me disse: 'quando eu era sindicalista, eu culpava o governo. Quando eu era da oposição, eu culpava o governo. Quando eu virei governo, eu culpei a Europa e os Estados Unidos'", disse Brown, arrancando sorrisos de Obama.
"Ele (Lula) reconhece, como nós reconhecemos, que este é um problema global. É um problema global que exige uma solução global." "O que aconteceu essencialmente é que a mobilidade do capital financeiro internacional superou os mecanismos nacionais de regulação. E se nós não aceitarmos isso como o problema, nós não vamos ajudar a resolver a crise esta semana"
, disse o premiê britânico.

Como se vê, pelas declarações dos líderes mundiais, vai haver sim espaço suficiente para debater e se consolidar uma nova regulação no mercado financeiro internacional. As cimeiras realizadas na era do complicado Bush nunca foram além, ao contrário do que aconteceu na era Clinton. Esperamos -- o mundo todo espera -- que os encontros de líderes na era Obama tenham condições de abrir uma nova agenda. Este é o grande desafio, é ilusão ou estamos, enfim, vendo luz no fim do tunel?

Um comentário:

Charlie disse...

Eu estou isolado em uma ilha neoliberal com meia dúzia de gatos pingados que ainda acreditam no mercado livre e na regulação mínima.

Faz parte. Alguns precisam quebrar a unanimidade.