Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"Bandidos de Toga"

 
 
Acima do Bem e do Mal
 
É preocupante, quando uma ministra do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça, no alto de sua autoridade,  chega a dizer que a magistratura tem "gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás das togas" é porque, com todo o respeito e data venias, a situação realmente é grave.



A corajosa ministra Eliana Calmon do STJ e CNJ

Bem se sabe que um Judiciário limpo e autônomo é a base, o substrato de um autêntico estado democrático de direito (não confundam com direita).

A frase da Ministra Eliana Calmon gerou indignação entre seus pares no Conselho Nacional de Justiça, o presidente César Peluso divulgou nota assinada por 11 colegas classificando de levianas as palavras -- graves -- da ministra.

O que está por trás de tudo isso é o julgamento que ocorrerá hoje no STF da ação promovida pela AMB -- Associação dos Magistrados Brasileiros que , diga-se de passagem, foi contra a criação do CNJ, responsável pelo controle externo do Judiciário -- questionando resoluções do conselho  de  uniformização do processo disciplinar dos magistrados.

 A AMB afirma que o CNJ teria extrapolado suas funções. No fundo, no fundo -- e isso é preocupante -- a AMB questiona os limites da competência do conselho e seu poder de fiscalização.

Uma perguntinha simples e básica: se o CNJ não tem o poder de fiscalizar e punir os nossos digníssimos magistrados, para que serve o CNJ?
Complicado.

Nenhum comentário: